Ensino Médio e formação profissional

os desafios da gestão na relação trabalho-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.213

Palavras-chave:

Currículo, Planejamento pedagógico, Projeto Político Pedagógico, Sistemas de informação geográfica, Desenvolvimento espacial

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar a significação do ensino profissional no Ensino Médio contida na reforma educacional em curso. Uma análise sobre a configuração espacial de diferentes atores sociais constituintes do ambiente escolar do ensino médio técnico na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi realizada a partir da estruturação dos dados em um Sistema de Informações Geográficas - SIGs. Os resultados indicam a ausência de unidades escolares com oferta de cursos técnicos de formação profissionalizante consoantes às realidades industriais próximas aos seus territórios.

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Biografia do Autor

  • Thiago Moreira Safadi, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Coordenador dos cursos de licenciatura em Geografia e História

  • Elisângela de Souza Miranda Muynarsk, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Ciências

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Publicado

18-07-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SAFADI, Thiago Moreira; MUYNARSK, Elisângela de Souza Miranda. Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 61–71, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.213. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/213. Acesso em: 22 dez. 2024.

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