Ensino Médio e formação profissional
os desafios da gestão na relação trabalho-educação
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.213Palavras-chave:
Currículo, Planejamento pedagógico, Projeto Político Pedagógico, Sistemas de informação geográfica, Desenvolvimento espacialResumo
O objetivo desse trabalho foi analisar a significação do ensino profissional no Ensino Médio contida na reforma educacional em curso. Uma análise sobre a configuração espacial de diferentes atores sociais constituintes do ambiente escolar do ensino médio técnico na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi realizada a partir da estruturação dos dados em um Sistema de Informações Geográficas - SIGs. Os resultados indicam a ausência de unidades escolares com oferta de cursos técnicos de formação profissionalizante consoantes às realidades industriais próximas aos seus territórios.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezem-bro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2. ed. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf#:~:text=Nesta%20publica%C3%A7%C3%A3o%2C%20est%C3%A3o%20reunidas%20as,as%20redes%20de%20ensino%20brasileiras. Acesso em: 01 jun. 2018.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimento. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
DRUCK, S. et al. (ed.). Análise espacial de dados geográficos. Brasília, DF: EMBRAPA, 2004.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FIERGS). Cadastro industrial. Porto Alegre: FIERGS, 2017.
FORQUIN, J.-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GOLDEMBERG, J. O repensar da educação no Brasil. Estud. av., São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, ago. 1993. https://doi.org/10.1590/S0103-40141993000200004
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 1.0. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2 017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE: versão 2.0. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://cnae.ibge.gov.br/classificacoes/download-concla/8265-download. Acesso em: 01 mar. 2019.
PIZZOLATO, N. D. et al. 2004. Localização de escolas públicas: síntese de al-gumas linhas de experiências. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 111-131, jan./abril 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pope/a/CkZwtt6Mpq4bpf9ZP7WxfHK/. Acesso em: 01 mar. 2019.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Educação (SEERGS). Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEERGS, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Moreira Safadi, Elisângela de Souza Miranda Muynarsk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.