Inclusão escolar e avaliações inclusivas

Autores

  • Fabiano Marcel Gröff Colégio Sinodal Tiradentes
  • Karen C. H. Köche Colégio Sinodal Tiradentes
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.240%20

Palavras-chave:

Inclusão, Avaliação, Aprendizagem, Planejamento

Resumo

Como ensinar nos tempos de hoje, em meio aos desafios que nos cercam, e transpor as barreiras do não aprender em busca de aprendizagens significativas e autônomas? Nos dias atuais, é essencial um planejamento sólido e relevante, através do diagnóstico pontual sobre como se constituem as aprendizagens de cada estudante. Muitas são as facetas que consolidam as aprendizagens, sejam elas visuais, auditivas, cinestésicas; portanto, é preciso repensar a prática que respeite cada aprendente com suas necessidades, sejam especiais ou não, como sujeito único na sua forma de aprender.

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Biografia do Autor

  • Fabiano Marcel Gröff, Colégio Sinodal Tiradentes

    Professor Colégio Sinodal Tiradentes – Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio

  • Karen C. H. Köche, Colégio Sinodal Tiradentes

    Professora Colégio Sinodal Tiradentes – Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais e Orientadora Educacional da Educação Infantil ao Ensino Médio

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referências

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola – de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 07 nov. 2022.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola. 2013. Disponível em: http://irsas.cascavel.pr.gov.br/arquivos/23122013_cipriano_carlos_luckesi_-_avaliaacao_da_aprendizagem_na_escola.pdf. Acesso em: 07 nov. 2022.

SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.4, p.733-768, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?lang=pt#. Acesso em: 07 nov. 2022.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Inclusão escolar e avaliações inclusivas. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 65-66. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.240

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