Play’art

constatações do uso de jogos teatrais e dramáticos em intervenção de estágio básico com adolescentes

Autores

  • Renata Cristina Siqueira Lopes
  • Liara Rodrigues de Oliveira Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins e Faculdades Integradas de Jaú

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.195

Palavras-chave:

Jogos teatrais, Jogos dramáticos, Educação, Desenvolvimento, Adolescente

Resumo

O presente artigo mostra resultados de um projeto de estágio de psicologia de núcleo básico que se utilizou de dinâmicas, jogos teatrais e jogos dramáticos. Constatou-se no projeto que estes recursos, adjuntos a conhecimentos científicos da psicologia, foram norteadores de transformações em que se estimulou a capacidade dos adolescentes refletirem sobre si mesmos e sobre o outro, dentro de diversos temas nos quais estes se encon- tram com dificuldades ou defasagens de desenvolvimento. Este artigo também evidência o papel do psicólogo como agente gerador de transformações a partir de sua postura em campo, em especial com adolescentes no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina Siqueira Lopes

Graduanda de Psicologia, pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins.

Liara Rodrigues de Oliveira, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins e Faculdades Integradas de Jaú

Mestre em Psicologia da Educação, PUC-SP. Especialista em Psicologia Hospitalar, Faculdade de Medicina da USP-SP.

Referências

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos. Temas em Educação e Saúde, v. 7, p. 97-123, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9556/ 6320. Acesso em: 26 fev. 2019.

ANSELMO, Aline Cristina. Adolescência: no conflito de identidades, a busca pela liberdade. Instituto Reichiano. Jornada. Apostila 06. 2006.

BASTOS, Clarisse Zan de Assis; MORAIS, Alessandra; COR- DEIRO, Ana Paula. Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil. Schème-Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, n. 1, p. 66-90, 2015. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/5317. Acesso em: 26 fev. 2019.

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estud. psicol., Natal, v. 7, n. 2, p. 227-235, jul. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a04v07n2.pd. Acesso em: 25 fev. 2019.

BRITO, Isabel. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, v. 27, n. 2, p. 208-14, 2011. Disponível em: http://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10842/10578. Acesso em: 25 fev. 2019.

COLHANTE, Carolina Cardoso et al. Resgatar o brincar tradicional: uma contribuição à formação de professores. São Paulo: UNESP, 2006.

CONRADO, Regina Mara de Oliveira. Preservando a infância para um mundo melhor. São Paulo: Paulus, 2012.

DOLCI, Luciana Netto. Teatro na educação: desenvolvendo no aluno a capacidade de integração nos grupos sociais. Revista Electrónica Diálogos Educativos, v. 4, n. 8, p. 68-90, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/ articulo/1317949.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

DUARTE, Vera Lúcia Cabrera. Living Drama in the Classroom: uma proposta de abertura à Aprendizagem Significativa. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 12, p. 9- 32, 1. Sem. 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/41351/27872. Acesso em: 26 fev. 2019.

FREIRE, Teresa; TAVARES, Dionísia. Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes. Rev. Psiquiatr. Clín., São Paulo, v. 38, n. 5, p. 184-188, 2011. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/rpc/v38n5/a03v38n5.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000500003.

HECKLER, Úrsula. Palavrão: um lobo mau da escola. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, v. 3, n. 1, p. 107- 113, 2016. Disponível em: http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80. Acesso em: 26 fev. 2019.

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Jogos teatrais na escola pública. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 81-97, jul. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artte xt&pid=S0102- 25551998000200005. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200005.

MINTO, Elaine Cristina et al. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicol. Estud., Maringá, v. 11, n. 3, p. 561-568, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n3/v11n3a11.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300012.

MORAES, Márcia et al. O ator como atleta das emoções: o rasaboxes Michele Minnick Towson University (Towson, MD, USA) e Paula Murray Cole Ithaca College (Ithaca, NY, USA). O Percevejo Online, v. 3, n. 1, 2011.

NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: uma prática pedagógica e uma prática subjetiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/ 1843/FAEC-85TQGF/1000000613.pdf ?sequence=1. Acesso em: 26 fev. 2019.

OLIVEIRA, Maria Eunice de; STOLTZ, Tania. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar em Revista, Curitiba, n. 36, p. 77-93, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n36/a07n36.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

PESSOA, Patricia dos Santos. A subjetividade a partir de Vygotsky: Uma aproximação com a linguagem. In: VII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología, 7.; JORNADAS DE INVESTIGACIÓN DÉ- CIMO ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN PSICOLOGÍA DEL MERCOSUR, 22., 2015, Buenos Aires. Anais [...]. Buenos Aires, Buenos Aires, 2015.

ROSSA, A. A. O sistema de recompensa do cérebro humano. Revista Textual, v. 2, n. 16, p. 4-11, 2011.

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 28, n. 1, p. 101-108, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v28n1/ 13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/ 10.1590/S0102-37722012000100013.

SOUSA, Filomena. Sexualidade na adolescência: comportamentos, conhecimentos e opiniões e atitudes de adolescentes escolarizados. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) – Universidade do Porto, Porto, 2000. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/.../2/ Sexualidade%20na%20Adolescência.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2006.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, v. 7, n. 1-2, p. 1-16, 2006. Disponível em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/603. Acesso em: 26 fev. 2019.

THOMAZ, Sueli Barbosa. O jogo dramático e o imaginário de alunos nas aulas de teatro. Práxis Educativa, v. 2, n. 1, p. 43-50, 2007. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/303/310. Acesso em: 26 fev. 2019.

TOMASELLO, Fábio. Oficinas rap para adolescentes: proposta metodológica de intervenção psicossocial em contexto de privação de liberdade. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/NB_5eed07fb88229074a586d56e3dd397f7. Acesso em: 26 fev. 2019.

TOSTA, Luciana Silva. Vida real ou jogo (?): o imaginário da violência invade o jogo teatral da criança. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, n. 1, p. 117-119, 2007. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/175/148. Acesso em: 26 fev. 2019.

VIEIRA, Rita de Cássia. Jogos teatrais como instrumentos pedagógicos e transformadores de realidades sociais. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 279-280, maio/ago. 2010. Disponível e m : http://ww w.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000200015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 fev. 2019

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Lopes, R. C. S., & Oliveira, L. R. de. (2018). Play’art: constatações do uso de jogos teatrais e dramáticos em intervenção de estágio básico com adolescentes. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(2), 21–31. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.195

Edição

Seção

Artigos