Duração relativa das vogais do alemão padrão (AP) por uma falante nativa brasileira
uma análise de processo via TSDC
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.281%20Palavras-chave:
Vogais do alemão padrão, Duração relativa, Análises de Monte Carlo, Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC), Língua alemãResumo
Neste artigo, investigamos o processo de desenvolvimento da duração das vogais do Alemão Padrão (AP), por uma falante nativa brasileira, adulta-jovem, do AP como terceira língua (doravante, L3). Metodologicamente, empregamos uma análise acústica no Praat (Boersma; Weenink, 2023). Analisamos os dados acerca da duração relativa de todas as vogais do sistema vocálico do AP, a fim de detectar se (ou como) as vogais se modificaram acusticamente ao longo das sessões avaliadas, por meio da realização de análises de Monte Carlo (Van Dijk; Verspoor; Lowie, 2011). Os resultados indicaram que as vogais da aprendiz se encontram em estado de desenvolvimento duracional variável e instável (Verspoor; Lowie; De Bot, 2021).
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Jeniffer. Caminhos dinâmicos em inteligibilidade e compreensibilidade de línguas adicionais: um estudo longitudinal com dados de fala de haitianos aprendizes de português brasileiro. 2019. 225 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/207592. Acesso em: 26 maio 2023.
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; SANTANA, Anderson Miranda. Desenvolvimento das vogais orais tônicas do português brasileiro por um aprendiz argentino: uma análise do processo via teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDCs). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 390-418, jul./dez. 2020.
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; VIEIRA, Felipe Guedes Moreira. “Mexeu com uma, mexeu com todas”: sobre o papel de intervenções pedagógicas em sistemas fonético-fonológicos multilíngues. In: PRADO, Natália Cristine; Couto, Fábio Pereira (org.). Fonologia e suas interfaces: contribuições para a pesquisa, descrição e ensino de línguas. Porto Velho: EDUFRO, 2023. p. 119-154.
ANTONIADIS, Z.; STRUBE, H. Untersuchungen zur spezifischen Dauer deutscher Vokale [Studies on the specific durations of German vowels]. Phonetica, [S.l.], v. 41, n. 2, p. 72-87, 1984. DOI: https://doi.org/10.1159/000261713. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1159/000261713/html. Acesso em: 26 maio 2023.
AUDACITY®. Software is copyright ©. Audacity Team, 1999-2023. Disponível em: https://audacityteam.org/. Acesso em: 26 maio 2023.
BARBOSA, Plínio. Prosódia. São Paulo: Parábola, 2019.
BOERSMA, Paul; WEENINK, David. Praat: doing phonetics by computer (Version 6.3.10) 2023. Disponível em: http://http://www.fon.hum.uva.nl/praat/. Acesso em: 26 maio 2023.
CLARK, John; YALLOP, Colin. An introduction to phonetics and phonology. 2nd ed. Cambridge, USA: Blackwell, 1995.
DE BOT, Kees; LOWIE, Wander; VERSPOOR, Marjolijn. A dynamic systems theory approach to second language acquisition. Bilingualism, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 7-21, 2007. DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728906002732. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/bilingualism-language-and-cognition/article/abs/dynamic-systems-theory-approach-to-second-language-acquisition/CFBDE0A97C7D04B27F0E756E2779EA0B#. Acesso em: 26 maio 2023.
GUSSENHOVEN, Carlos; JACOBS, Haike. Understanding phonology. 4. ed. New York: Routledge, 2017.
HALL, Tracy Alan. Phonologie. Eine Einführung. 2. ed. Berlin: de Gruyter, 2011.
HEERINGA, Wilbert; SCHOORMANN, Heike; PETERS, Jörg. Cross-linguistic vowel variation in Saterland: Saterland Frisian, Low German, and High German. The Journal of the Acoustical Society of America, [S.l.], v. 137, n. 4, p. 2379-2379, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1121/1.4920647. Disponível em: https://pubs.aip.org/asa/jasa/article/137/4_Supplement/2379/686709/Cross-linguistic-vowel-variation-in-Saterland. Acesso em: 26 maio 2023.
HOEPNER, Lutz; KOLLERT, Ana Maria; WEBER, Antje. Langenscheidt: Taschenwörterbuch Portugiesisch. Berlin, München: Langenscheidt, 2001.
JONES, Daniel. The phoneme: its nature and use. Cambridge: W. Heffer & Sons, 1967.
JØRGENSEN, H. P. Die gespannten und ungespannten Vokale in der norddeutschen Hochsprache mit einer spezifischen Untersuchung der Struktur ihrer Formantenfrequenzen. Phonetica, [S.l.], v. 19, n. 4, p. 217-245, 1969. DOI: https://doi.org/10.1159/000258629. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1159/000258629/html. Acesso em: 29 maio 2023.
JUNGES, Mágat Nágelo; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Desenvolvimento da duração das vogais altas anteriores arredondadas [yː]-[ʏ] do Alemão Padrão (AP) por um falante nativo brasileiro em contexto de instrução fonética. Revista Investigações, Recife, V. 32, n. 2, p. 325-352, 2019. Recuperado de <https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241537>
KOHLER, Klaus. Einführung in die Phonetik des Deutschen. 2. ed. Berlin: Schmidt, 1995.
LADEFOGED, Peter; JOHNSON, Keith. A course in phonetics. 7. ed. Stamford: Cengage Learning, 2015.
LEHISTE, Ilse. Suprasegmentals. Massachusetts: MIT Press, 1970.
LOWIE, Wander; VERSPOOR, Marjolijn. Individual differences and the ergodicity problem. Language Learning, Michigan, v. 69, S1, p. 184-206, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/lang.12324. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/lang.12324. Acesso em: 26 maio 2023.
LOWIE, Wander; VERSPOOR, Marjolijn. Variability and variation in second language acquisition orders: a dynamic reevaluation. Language Learning, Michigan, v. 65, p. 63-88, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/lang.12093. Acesso em: 26 maio 2023.
MALMBERG, Bertil. A fonética: no mundo dos sons da linguagem. Lisboa: Livros do Brasil, 1954.
MOLENAAR, Peter C. M. On the implications of the classical ergodic theorems: analysis of developmental processes has to focus on intra-individual variation. Developmental Psychobiology, [S.l.], v. 50, n. 1, p. 60-69, 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/dev.20262. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/dev.20262. Acesso em: 26 maio 2023.
MOLENAAR, Peter C. M; HUIZENGA, Hilde. M.; NESSELROADE, John R. The relationship between the structure of interindividual and intraindividual variability: a theoretical and empirical vindication of developmental systems theory. In: STAUDINGER, U. M.; LINDENBERGER, U. (Ed.). Understanding human development: dialogues with lifespan psychology. New York: Springer, 2003. p. 339-360.
NIMZ, Katharina. Sound perception and production in a foreign language. Does ortography matter? 2016. 238 f. Tese (Doutorado) - Potsdam Cognitive Science Series, Universität Potsdam, Potsdam, 2016.
NIMZ, Katharina; KHATTAB, Ghada. On the role of orthography in L2 vowel production: the case of Polish learners of German. Second Language Research, [S.l.], v. 36, n. 6, p. 1-30, mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0267658319828424. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0267658319828424. Acesso em: 26 maio 2023.
POMPINO-MARSCHALL, Bernd. Einführung in die Phonetik. 3. ed. Berlin: Walter de Gruyter, 2009.
RÖTTGER, Timo B.; WINTER, Bodo; GRAWUNDER, Sven. The robustness of incomplete neutralization in German. In: Lee W-S, and Zee E (eds). Proceedings of the 17th International Congress of Phonetic Sciences. Hong Kong: Department of Chinese, Translation and Linguistics, University of Hong Kong, 2011, p. 1722–25.
SANTANA, A. M. Desenvolvimento vocálico em um aprendiz multilíngue (L1: espanhol; L2: inglês; L3: português): uma análise via sistemas dinâmicos complexos. 2021. 181 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/235383/001136988.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 maio 2023.
SCHERESCHEWSKY, Laura Castilhos. O Desenvolvimento de voice onset time em sistemas multilíngues (Português – L1, Inglês – L2 – e Francês – L3): discussões dinâmicas a partir de diferentes metodologias de análise e processo. 2021. 307 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/225271. Acesso em: 26 maio 2023.
SCHOLL, Ana Paula; FINGER, Ingrid. Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisas com bilíngues. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 21, p.1-17, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174145. Acesso em: 26 maio 2023.
SCHOORMANN, Heike; HEERINGA, Wilbert; PETERS, Jörg. Standard German vowel productions by monolingual and trilingual speakers. International Journal of Bilingualism, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 138-156, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1367006917711593. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1367006917711593. Acesso em: 26 maio 2023.
STRANGE, Winifred; BOHN, Ocke-Schwen. Dynamic specification of coarticulated German vowels: Perceptual and acoustical studies. The Journal of the Acoustical Society of America, [S.l.], v. 104, n. 1, p. 488-504, 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.1121/1.423299. Disponível em: https://pubs.aip.org/asa/jasa/article-abstract/104/1/488/559953/Dynamic-specification-of-coarticulated-German?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 26 maio 2023.
STRANGE, Winifred et al. Acoustic and perceptual similarity of North German and American English vowels. The Journal of the Acoustical Society of America, [S.l.], v. 115, n. 4, p. 1791-1807, 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.1121/1.1687832. Disponível em: https://pubs.aip.org/asa/jasa/article-abstract/115/4/1791/546422/Acoustic-and-perceptual-similarity-of-North-German?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 26 maio 2023.
VAN DIJK, Marijn; VERSPOOR, Marjolijn; LOWIE, Wander. Variability and DST. In: VERSPOOR, M.; de BOT, K.; LOWIE, W. (Ed.). A dynamic approach to second language development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011. p. 55-84.
VAN GEERT, Paul. Vygotskian Dynamics of Development. Human Development, [S.l.], v. 37, n. 6, p. 346-365, 1994. DOI: https://doi.org/10.1159/000278280. Disponível em: https://karger.com/hde/article-abstract/37/6/346/157176/Vygotskian-Dynamics-of-Development?redirectedFrom=PDF. Acesso em: 29 maio 2023.
VERSPOOR, M.; LOWIE, W.; DE BOT, K. Variability as normal as apple pie. Linguistics Vanguard, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 1-11, 1 fev. 2021. Disponível em: https://pure.rug.nl/ws/portalfiles/portal/173777745/10.1515_lingvan_2020_0034.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
YU, Hanjing; LOWIE, Wander. Dynamic paths of complexity and accuracy in second language speech: a longitudinal case study of chinese learners. Applied Linguistics, [S.l.], v. 41, n. 6, p. 855-877, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/applin/amz040. Disponível em: https://academic.oup.com/applij/article-abstract/41/6/855/5537369?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 29 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mágat Nágelo Junges, Ubiratã Kickhöfel Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.