Duração relativa das vogais do alemão padrão (AP) por uma falante nativa brasileira

uma análise de processo via TSDC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.281%20

Palavras-chave:

Vogais do alemão padrão, Duração relativa, Análises de Monte Carlo, Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC), Língua alemã

Resumo

Neste artigo, investigamos o processo de desenvolvimento da duração das vogais do Alemão Padrão (AP), por uma falante nativa brasileira, adulta-jovem, do AP como terceira língua (doravante, L3). Metodologicamente, empregamos uma análise acústica no Praat (Boersma; Weenink, 2023). Analisamos os dados acerca da duração relativa de todas as vogais do sistema vocálico do AP, a fim de detectar se (ou como) as vogais se modificaram acusticamente ao longo das sessões avaliadas, por meio da realização de análises de Monte Carlo (Van Dijk; Verspoor; Lowie, 2011). Os resultados indicaram que as vogais da aprendiz se encontram em estado de desenvolvimento duracional variável e instável (Verspoor; Lowie; De Bot, 2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mágat Nágelo Junges, Instituto Ivoti/ISEI

Professor no curso de Graduação em Letras Alemão/Português do Instituto Ivoti.

Ubiratã Kickhöfel Alves, UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Pesquisador do CNPq.

Referências

ALBUQUERQUE, Jeniffer. Caminhos dinâmicos em inteligibilidade e compreensibilidade de línguas adicionais: um estudo longitudinal com dados de fala de haitianos aprendizes de português brasileiro. 2019. 225 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/207592. Acesso em: 26 maio 2023.

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; SANTANA, Anderson Miranda. Desenvolvimento das vogais orais tônicas do português brasileiro por um aprendiz argentino: uma análise do processo via teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDCs). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 390-418, jul./dez. 2020.

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; VIEIRA, Felipe Guedes Moreira. “Mexeu com uma, mexeu com todas”: sobre o papel de intervenções pedagógicas em sistemas fonético-fonológicos multilíngues. In: PRADO, Natália Cristine; Couto, Fábio Pereira (org.). Fonologia e suas interfaces: contribuições para a pesquisa, descrição e ensino de línguas. Porto Velho: EDUFRO, 2023. p. 119-154.

ANTONIADIS, Z.; STRUBE, H. Untersuchungen zur spezifischen Dauer deutscher Vokale [Studies on the specific durations of German vowels]. Phonetica, [S.l.], v. 41, n. 2, p. 72-87, 1984. DOI: https://doi.org/10.1159/000261713. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1159/000261713/html. Acesso em: 26 maio 2023.

AUDACITY®. Software is copyright ©. Audacity Team, 1999-2023. Disponível em: https://audacityteam.org/. Acesso em: 26 maio 2023.

BARBOSA, Plínio. Prosódia. São Paulo: Parábola, 2019.

BOERSMA, Paul; WEENINK, David. Praat: doing phonetics by computer (Version 6.3.10) 2023. Disponível em: http://http://www.fon.hum.uva.nl/praat/. Acesso em: 26 maio 2023.

CLARK, John; YALLOP, Colin. An introduction to phonetics and phonology. 2nd ed. Cambridge, USA: Blackwell, 1995.

DE BOT, Kees; LOWIE, Wander; VERSPOOR, Marjolijn. A dynamic systems theory approach to second language acquisition. Bilingualism, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 7-21, 2007. DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728906002732. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/bilingualism-language-and-cognition/article/abs/dynamic-systems-theory-approach-to-second-language-acquisition/CFBDE0A97C7D04B27F0E756E2779EA0B#. Acesso em: 26 maio 2023.

GUSSENHOVEN, Carlos; JACOBS, Haike. Understanding phonology. 4. ed. New York: Routledge, 2017.

HALL, Tracy Alan. Phonologie. Eine Einführung. 2. ed. Berlin: de Gruyter, 2011.

HEERINGA, Wilbert; SCHOORMANN, Heike; PETERS, Jörg. Cross-linguistic vowel variation in Saterland: Saterland Frisian, Low German, and High German. The Journal of the Acoustical Society of America, [S.l.], v. 137, n. 4, p. 2379-2379, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1121/1.4920647. Disponível em: https://pubs.aip.org/asa/jasa/article/137/4_Supplement/2379/686709/Cross-linguistic-vowel-variation-in-Saterland. Acesso em: 26 maio 2023.

HOEPNER, Lutz; KOLLERT, Ana Maria; WEBER, Antje. Langenscheidt: Taschenwörterbuch Portugiesisch. Berlin, München: Langenscheidt, 2001.

JONES, Daniel. The phoneme: its nature and use. Cambridge: W. Heffer & Sons, 1967.

JØRGENSEN, H. P. Die gespannten und ungespannten Vokale in der norddeutschen Hochsprache mit einer spezifischen Untersuchung der Struktur ihrer Formantenfrequenzen. Phonetica, [S.l.], v. 19, n. 4, p. 217-245, 1969. DOI: https://doi.org/10.1159/000258629. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1159/000258629/html. Acesso em: 29 maio 2023.

JUNGES, Mágat Nágelo; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Desenvolvimento da duração das vogais altas anteriores arredondadas [yː]-[ʏ] do Alemão Padrão (AP) por um falante nativo brasileiro em contexto de instrução fonética. Revista Investigações, Recife, V. 32, n. 2, p. 325-352, 2019. Recuperado de <https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241537>

KOHLER, Klaus. Einführung in die Phonetik des Deutschen. 2. ed. Berlin: Schmidt, 1995.

LADEFOGED, Peter; JOHNSON, Keith. A course in phonetics. 7. ed. Stamford: Cengage Learning, 2015.

LEHISTE, Ilse. Suprasegmentals. Massachusetts: MIT Press, 1970.

LOWIE, Wander; VERSPOOR, Marjolijn. Individual differences and the ergodicity problem. Language Learning, Michigan, v. 69, S1, p. 184-206, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/lang.12324. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/lang.12324. Acesso em: 26 maio 2023.

LOWIE, Wander; VERSPOOR, Marjolijn. Variability and variation in second language acquisition orders: a dynamic reevaluation. Language Learning, Michigan, v. 65, p. 63-88, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/lang.12093. Acesso em: 26 maio 2023.

MALMBERG, Bertil. A fonética: no mundo dos sons da linguagem. Lisboa: Livros do Brasil, 1954.

MOLENAAR, Peter C. M. On the implications of the classical ergodic theorems: analysis of developmental processes has to focus on intra-individual variation. Developmental Psychobiology, [S.l.], v. 50, n. 1, p. 60-69, 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/dev.20262. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/dev.20262. Acesso em: 26 maio 2023.

MOLENAAR, Peter C. M; HUIZENGA, Hilde. M.; NESSELROADE, John R. The relationship between the structure of interindividual and intraindividual variability: a theoretical and empirical vindication of developmental systems theory. In: STAUDINGER, U. M.; LINDENBERGER, U. (Ed.). Understanding human development: dialogues with lifespan psychology. New York: Springer, 2003. p. 339-360.

NIMZ, Katharina. Sound perception and production in a foreign language. Does ortography matter? 2016. 238 f. Tese (Doutorado) - Potsdam Cognitive Science Series, Universität Potsdam, Potsdam, 2016.

NIMZ, Katharina; KHATTAB, Ghada. On the role of orthography in L2 vowel production: the case of Polish learners of German. Second Language Research, [S.l.], v. 36, n. 6, p. 1-30, mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0267658319828424. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0267658319828424. Acesso em: 26 maio 2023.

POMPINO-MARSCHALL, Bernd. Einführung in die Phonetik. 3. ed. Berlin: Walter de Gruyter, 2009.

RÖTTGER, Timo B.; WINTER, Bodo; GRAWUNDER, Sven. The robustness of incomplete neutralization in German. In: Lee W-S, and Zee E (eds). Proceedings of the 17th International Congress of Phonetic Sciences. Hong Kong: Department of Chinese, Translation and Linguistics, University of Hong Kong, 2011, p. 1722–25.

SANTANA, A. M. Desenvolvimento vocálico em um aprendiz multilíngue (L1: espanhol; L2: inglês; L3: português): uma análise via sistemas dinâmicos complexos. 2021. 181 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/235383/001136988.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 maio 2023.

SCHERESCHEWSKY, Laura Castilhos. O Desenvolvimento de voice onset time em sistemas multilíngues (Português – L1, Inglês – L2 – e Francês – L3): discussões dinâmicas a partir de diferentes metodologias de análise e processo. 2021. 307 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/225271. Acesso em: 26 maio 2023.

SCHOLL, Ana Paula; FINGER, Ingrid. Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisas com bilíngues. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 21, p.1-17, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174145. Acesso em: 26 maio 2023.

SCHOORMANN, Heike; HEERINGA, Wilbert; PETERS, Jörg. Standard German vowel productions by monolingual and trilingual speakers. International Journal of Bilingualism, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 138-156, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1367006917711593. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1367006917711593. Acesso em: 26 maio 2023.

STRANGE, Winifred; BOHN, Ocke-Schwen. Dynamic specification of coarticulated German vowels: Perceptual and acoustical studies. The Journal of the Acoustical Society of America, [S.l.], v. 104, n. 1, p. 488-504, 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.1121/1.423299. Disponível em: https://pubs.aip.org/asa/jasa/article-abstract/104/1/488/559953/Dynamic-specification-of-coarticulated-German?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 26 maio 2023.

STRANGE, Winifred et al. Acoustic and perceptual similarity of North German and American English vowels. The Journal of the Acoustical Society of America, [S.l.], v. 115, n. 4, p. 1791-1807, 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.1121/1.1687832. Disponível em: https://pubs.aip.org/asa/jasa/article-abstract/115/4/1791/546422/Acoustic-and-perceptual-similarity-of-North-German?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 26 maio 2023.

VAN DIJK, Marijn; VERSPOOR, Marjolijn; LOWIE, Wander. Variability and DST. In: VERSPOOR, M.; de BOT, K.; LOWIE, W. (Ed.). A dynamic approach to second language development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011. p. 55-84.

VAN GEERT, Paul. Vygotskian Dynamics of Development. Human Development, [S.l.], v. 37, n. 6, p. 346-365, 1994. DOI: https://doi.org/10.1159/000278280. Disponível em: https://karger.com/hde/article-abstract/37/6/346/157176/Vygotskian-Dynamics-of-Development?redirectedFrom=PDF. Acesso em: 29 maio 2023.

VERSPOOR, M.; LOWIE, W.; DE BOT, K. Variability as normal as apple pie. Linguistics Vanguard, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 1-11, 1 fev. 2021. Disponível em: https://pure.rug.nl/ws/portalfiles/portal/173777745/10.1515_lingvan_2020_0034.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

YU, Hanjing; LOWIE, Wander. Dynamic paths of complexity and accuracy in second language speech: a longitudinal case study of chinese learners. Applied Linguistics, [S.l.], v. 41, n. 6, p. 855-877, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/applin/amz040. Disponível em: https://academic.oup.com/applij/article-abstract/41/6/855/5537369?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 29 maio 2023.

Downloads

Publicado

04-10-2023

Como Citar

Junges, M. N., & Alves, U. K. (2023). Duração relativa das vogais do alemão padrão (AP) por uma falante nativa brasileira: uma análise de processo via TSDC. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 11(1), 112–127. https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.281

Edição

Seção

Artigos livres