Jogos digitais em sala de aula

repensando as metodologias de ensino

Autores

  • Bruna Cristina Endler Schmitt Colégio Bonja (Joinville-SC)

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.198

Palavras-chave:

Jogos digitais, Informática na educação, Era digital, Aprendizagem, Educação

Resumo

O presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Aplicativos Digitais e a Aprendizagem da Língua Alemã: um estudo no oitavo ano do Ensino Fundamental”. Reflete-se neste trabalho sobre a prática diária e seus desafios na era digital, a inserção das tecnologias nas salas de aula e as novas funções do professor como mediador do conhecimento no século XXI. Ao final, aborda-se a aprendizagem por meio dos jogos digitais e o processo de escolha dos jogos adequados para os diferentes perfis de turma, segundo os objetivos que se quer alcançar e segundo a proposta pedagógica educacional do meio em que se está inserido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Cristina Endler Schmitt, Colégio Bonja (Joinville-SC)

    Graduada em Letras Português/Alemão pelas faculdades IFPLA e ISEI (Ivoti-RS).

Referências

COLL, César; ILLERA, José Luis. Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital: as TIC no currículo esco- lar. In: COLL, César et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 289-306.

COLL, César; MAURI, Teresa, ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, César et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-96.

COLL, César; MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas. In: COLL, César et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

FRANQUIA, Franco. Geração Alpha e o futuro da educação. Revista Tutores, v. 2, n. 7, p. 12-16, dez./fev. 2015. Disponível em: http://revistatutores.editoralamonica.com.br/ pub/lamonica/index13/?numero=7&edicao=2973. Acesso em: 19 jul. 2017.

LOPES, Rosana Pereira. Um novo professor: novas funções e novas metáforas. In: ASSMANN, Hugo (org.). Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 33-55.

MÁTTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, César et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-135.

MENDES, Thiago; SILVA, Régio. Games e educação: diretrizes de projeto para jogos voltados à aprendizagem. San Bernadino–CA: Novas Edições Acadêmicas, 2014.

ONRUBIA, Javier; COLOMBINA, Rosa; ENGLER, Ana. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados no trabalho em grupo e na aprendizagem colaborativa. In: COLL, César et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 208-220.

PRADO, Ana. Por que os professores precisam ir além do data show: e como fazer isso. São Paulo: Geekie, 2015. Disponível em: http://www.arteducacao.pro.br/_media/1- ebook-geekie-data-show.pdf. Acesso em: 21 maio 2017.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, Oct. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.

PRENSKY, Marc. Aprendizagens baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC, 2012.

REZENDE, Flavia. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 70-87, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n1/1983-2117-epec-2-01-00070.pdf. Acesso em: 29 nov. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172000020106.

SASSAKI, Claudio. Educação 3.0. São Paulo: Geekie, [2017]. Disponível em: http://materiais.geekie.com.br/educacao- proposta-pedagogica. Acesso em: 7 jun.2017.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHMITT, Bruna Cristina Endler. Jogos digitais em sala de aula: repensando as metodologias de ensino. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 54–62, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.198. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/154. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.