A educação ambiental através da linguagem midiática verbal e não verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.178

Palavras-chave:

Educação ambiental, Linguagem, Mídia, Ambiente escolar, Educação

Resumo

O presente artigo visa analisar o conteúdo da linguagem verbal e não verbal da mídia impressa como instrumento de promoção da educação ambiental. E, assim, analisar jornais e revistas que são de uso cotidiano, para ampliar e conscientizar os alunos da proposta socioambiental. É através de atividades como essa que os alunos desenvolvem habilidades e formam seu conhecimento sobre o problema ambiental, além de ajudar na sua formação e identidade na sociedade. Assim, o presente projeto foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico, justificado pela necessidade de ter-se um trabalho feito com esse grupo de alunos, uma vez que nunca o tiveram. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de atividades que promovessem uma mudança de hábito na leitura das imagens e palavras contidas em jornais e revistas, através de uma palestra, confecção de frases, resenhas e textos. São projetos como esse que auxiliam os professores a utilizarem atividades práticas enfocando a educação ambiental. E, além disso, é natural que ocorra quando os estudantes se envolvem de forma espontânea nas atividades.

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Biografia do Autor

Andreine Lizandra dos Santos

Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Educação Ambiental pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). Mestre em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). 

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Publicado

31-05-2018

Como Citar

Santos, A. L. dos. (2018). A educação ambiental através da linguagem midiática verbal e não verbal. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(1), 86–94. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.178

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