Saúde e escola

narrativas sobre o ambiente escolar no Programa Saúde na Escola no município do Rio Grande – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.94

Palavras-chave:

Programa Saúde na Escola, Ambiente escolar, Saúde, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em investigar os entendimentos dos(as) gestores(as) do Programa Saúde na Escola (PSE) no município do Rio Grande – RS a respeito do ambiente escolar como local destinado ao desenvolvimento das ações do programa. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis integrantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) do PSE. Para as análises das entrevistas, utilizamos algumas ferramentas foucaultianas da Análise do Discurso. Os(as) gestores(as) consideram a escola o ambiente adequado para a realização das ações do PSE, principalmente no que se refere àquelas destinadas à promoção da saúde, prevenção e educação em saúde, não se referindo às ações de avaliação das condições de saúde.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Spotorno Domingues

    Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

  • Raquel Pereira Quadrado

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

  • Gilma Santos Trindade, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

    Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Publicado

31-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DOMINGUES, Beatriz Spotorno; QUADRADO, Raquel Pereira; TRINDADE, Gilma Santos. Saúde e escola: narrativas sobre o ambiente escolar no Programa Saúde na Escola no município do Rio Grande – RS. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 7–14, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.94. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/85. Acesso em: 22 dez. 2024.

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