Saúde e escola

narrativas sobre o ambiente escolar no Programa Saúde na Escola no município do Rio Grande – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.94

Palavras-chave:

Programa Saúde na Escola, Ambiente escolar, Saúde, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em investigar os entendimentos dos(as) gestores(as) do Programa Saúde na Escola (PSE) no município do Rio Grande – RS a respeito do ambiente escolar como local destinado ao desenvolvimento das ações do programa. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis integrantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) do PSE. Para as análises das entrevistas, utilizamos algumas ferramentas foucaultianas da Análise do Discurso. Os(as) gestores(as) consideram a escola o ambiente adequado para a realização das ações do PSE, principalmente no que se refere àquelas destinadas à promoção da saúde, prevenção e educação em saúde, não se referindo às ações de avaliação das condições de saúde.

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Biografia do Autor

Beatriz Spotorno Domingues

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Raquel Pereira Quadrado

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Gilma Santos Trindade, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Publicado

31-05-2016

Como Citar

Domingues, B. S., Quadrado, R. P., & Trindade, G. S. (2016). Saúde e escola: narrativas sobre o ambiente escolar no Programa Saúde na Escola no município do Rio Grande – RS. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(1), 7–14. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.94

Edição

Seção

Artigos