Importar-se
veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.258%20Palavras-chave:
Docência, Propósito, Professores, Escola, LiderançaResumo
A educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...]
Downloads
Referências
EXTRAORDINÁRIO. Direção: Stephen Chbosky. Produtor: David Hoberman. [S.l.]: Netflix, 2017.
SINEK, Simon. Comece pelo porquê. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alice Mueller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.