Língua minoritária na formação de professores de nível médio
entre reflexões e experiências
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.210Palavras-chave:
Língua Minoritária, Libras, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho apresenta reflexões e perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) minoritária(s) na formação de professores de nível médio. Assumindo que as línguas minoritárias ou minorizadas ficam à mercê das línguas majoritárias, identifica-se que a Libras ainda ganha pouco (ou nenhum) espaço em diversas situações e interações em comparação com o português, excluindo surdos de diferentes contextos de aprendizagem e de informação. Desse modo, buscou-se descrever um relato de experiência vivenciado na disciplina de Libras por dois grupos de estudantes de formação de professores de nível médio. Adotando o Design Thinking para construção de um projeto, os professores e estudantes pensaram em propostas de aprendizagem capazes de repercutirem a Libras em suas possíveis ações escolares, as quais foram compiladas em um livro. Sendo assim, uma visão reflexiva sobre as línguas minorizadas e uma posição descritiva sobre o relato de experiência na disciplina de Libras são apresentadas.
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