Língua minoritária na formação de professores de nível médio

entre reflexões e experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.210

Palavras-chave:

Língua Minoritária, Libras, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões e perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) minoritária(s) na formação de professores de nível médio. Assumindo que as línguas minoritárias ou minorizadas ficam à mercê das línguas majoritárias, identifica-se que a Libras ainda ganha pouco (ou nenhum) espaço em diversas situações e interações em comparação com o português, excluindo surdos de diferentes contextos de aprendizagem e de informação. Desse modo, buscou-se descrever um relato de experiência vivenciado na disciplina de Libras por dois grupos de estudantes de formação de professores de nível médio. Adotando o Design Thinking para construção de um projeto, os professores e estudantes pensaram em propostas de aprendizagem capazes de repercutirem a Libras em suas possíveis ações escolares, as quais foram compiladas em um livro. Sendo assim, uma visão reflexiva sobre as línguas minorizadas e uma posição descritiva sobre o relato de experiência na disciplina de Libras são apresentadas.

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Biografia do Autor

  • Isaías dos Santos Ildebrand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutorando em Psicologia pela UFRGS. Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS. Professor Mediador no curso de Pedagogia Bilíngue (INES/UFRGS).

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Publicado

18-07-2022

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Seção

Artigos

Como Citar

ILDEBRAND, Isaías dos Santos. Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 7–18, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.210. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/210. Acesso em: 22 dez. 2024.

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