Percepções iniciais sobre a aprendizagem de Libras

uma investigação com estudantes ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.314

Palavras-chave:

Libras, Percepção, Aprendizagem, Curso Normal

Resumo

Este estudo investiga as percepções iniciais de ouvintes que estão em processo de formação inicial de professores sobre suas aprendizagens na disciplina de Libras. Para tanto, com base na pesquisa qualitativa exploratória e na análise de conteúdo, investigaram-se as respostas de um questionário semiestruturado, respondido por 37 estudantes de um curso Normal de nível médio, a fim de explorar informações e percepções desses estudantes sobre suas aprendizagens. A análise de dados, com base na análise de conteúdo, indicou que os estudantes ouvintes apresentaram facilidade na aprendizagem de Libras, destacando que a disciplina é importante para sua futura atuação docente. Considera-se que investir em pesquisas na formação de professores de nível médio é uma forma de minimizar as problemáticas que envolvem essa língua no ensino superior, antecipando potencialidades e favorecendo cenários inclusivos na aprendizagem dessa língua de sinais.

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Biografia do Autor

  • Isaías dos Santos Ildebrand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor na Escola de Aplicação Feevale, atuando nos ciclos iniciais de alfabetização e na Prefeitura Municipal de Sapiranga. 

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Publicado

30-10-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

ILDEBRAND, Isaías dos Santos. Percepções iniciais sobre a aprendizagem de Libras: uma investigação com estudantes ouvintes. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e314, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.314. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/314. Acesso em: 22 dez. 2024.

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