Relações raciais entre imagens no livro didático de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.212

Palavras-chave:

Etnia, Livro didático, Imagem, Representante afro-brasileiro, Geografia

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar as relações raciais através das imagens e fotografias apresentadas no livro didático. A pesquisa busca compreender tais representações apresentadas no livro didático de história, um dos mais importantes recursos pedagógicos utilizados em sala de aula. Analisando as imagens como visibilidades construídas na cultura, é possível perceber o livro didático como um espaço de produção e legitimação de concepções sobre a população negra. O trabalho de tensionamento destas imagens presentes no livro didático torna-se importante para que possamos procurar aquilo que está gerando significados discriminatórios. Isto torna-se importante considerando que vivemos em um mundo em que as identidades são construídas através da interpretação da realidade. O estudo discute as formas como esta população é representada, os ambientes e espaços que ocupa em tais representações, as atividades que desempenha e o contexto histórico em que está inserida.

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Biografia do Autor

Marcia Rejane Dias, Instituto Ivoti

Graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000).

Ailim Schwambach, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora pelo PPG em Educação em Ciências da UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

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REFERÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO ANALISADO:

ARRUDA, José Jobson de; PILETTI, Nelson. Toda a história: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2010.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Dias, M. R., & Schwambach, A. (2019). Relações raciais entre imagens no livro didático de história. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 7(1), 38–48. https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.212

Edição

Seção

Artigos