Relações raciais entre imagens no livro didático de história
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.212Palabras clave:
Etnia, Livro didático, Imagem, Representante afro-brasileiro, GeografiaResumen
Este trabalho se propõe a analisar as relações raciais através das imagens e fotografias apresentadas no livro didático. A pesquisa busca compreender tais representações apresentadas no livro didático de história, um dos mais importantes recursos pedagógicos utilizados em sala de aula. Analisando as imagens como visibilidades construídas na cultura, é possível perceber o livro didático como um espaço de produção e legitimação de concepções sobre a população negra. O trabalho de tensionamento destas imagens presentes no livro didático torna-se importante para que possamos procurar aquilo que está gerando significados discriminatórios. Isto torna-se importante considerando que vivemos em um mundo em que as identidades são construídas através da interpretação da realidade. O estudo discute as formas como esta população é representada, os ambientes e espaços que ocupa em tais representações, as atividades que desempenha e o contexto histórico em que está inserida.
Descargas
Referencias
BITTENCOURT, Circe. Saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004.
CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1997.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.
MEIRA, Fabiana Borges. Das queixas ao pensamento; buscando rumos para a prática docente de história. In: TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; HOLGADO, Flávio Lopes (org.). Ensino da Geografia e História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: Evangraf/UFRGS/FACED, 2013.
SCHÄFFER, Neiva O. O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TONINI, Ivaine Maria. Cenas étnicas no livro didático de Geografia. 2009. Disponível em: www.sbhe.org.br/novo/congresso/cbhe1/anais/071_ivaine.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.
REFERÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO ANALISADO:
ARRUDA, José Jobson de; PILETTI, Nelson. Toda a história: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2010.