Das cartas à sala de aula
Elô torna-se professora
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.116Keywords:
Formação de professores, História oral, Rede de significações, Educação, HistóriaAbstract
Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.
Downloads
References
CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 1997.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Maria de Fátima (org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 113-132
NÖRNBERG, Nara. Aprendiz de professor de borboletas no espaço/tempo da memória – (re)conhecendo trajetórias de docentes na educação rural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Gradução em Educação (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) UNISINOS, São Leopoldo, 2008.
NÓVOA, Antônio (org.). Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria C. et al. Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
WALLON, Henri. Henri Wallon: psicologia. São Paulo: Ática, 1986.