A avaliação como ferramenta para inclusão
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.220Palavras-chave:
Inclusão, Espiritualidade, Avaliação, EstrangeiroResumo
A inclusão é, ao mesmo tempo, uma realidade e um desafio, em todos os âmbitos da sociedade. Não é diferente dentro do contexto escolar. O presente trabalho apresenta um recorte de caso que provoca a seguinte reflexão: como é possível incluir um aluno estrangeiro, garantindo que seus direitos sejam preservados? Nossa hipótese é que esse desafio é possível ser superado, quando são alinhadas questões técnicas, dentre as quais focaremos nas avaliações, junto às questões éticas e espirituais, que são capazes de dar suporte motivacional tanto para o aluno e seus familiares, assim como para a equipe pedagógica como um todo. [...]
Downloads
Referências
BECKER, Tiago. O papel atual da pastoral escolar da Rede Sinodal de Educação. In: CONGRESSO ANPTECRE, 5., 2015, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba, 2015. p. GT0138. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/dbd76e1d-771f-4c95-ab74-9a103d3052e3/. Acesso em: 01 nov. 2022.
FRAGA, Andréia Basílio de Matos. Alunos estrangeiros matriculados em escolas brasileiras regulares: reflexões sobre a inclusão. In: SEMOC - SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA, 18., 2015, Salvador. Anais eletrônicos [...] Salvador, 2015. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/4242/1/Alunos%20estrangeiros%20matriculados%20em%20escolas%20brasileiras%20regulares%3A%20reflex%C3%B5es%20sobre%20a%20inclus%C3%A3o.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
MELCHIOR, Maria Celina. Da avaliação dos saberes à construção de competências. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Premier, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adelsir Sturzbecher, Joice Panoch, Marcelo Rodrigo Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.