A avaliação como ferramenta para inclusão
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.220Schlagwörter:
Inclusão, Espiritualidade, Avaliação, EstrangeiroAbstract
A inclusão é, ao mesmo tempo, uma realidade e um desafio, em todos os âmbitos da sociedade. Não é diferente dentro do contexto escolar. O presente trabalho apresenta um recorte de caso que provoca a seguinte reflexão: como é possível incluir um aluno estrangeiro, garantindo que seus direitos sejam preservados? Nossa hipótese é que esse desafio é possível ser superado, quando são alinhadas questões técnicas, dentre as quais focaremos nas avaliações, junto às questões éticas e espirituais, que são capazes de dar suporte motivacional tanto para o aluno e seus familiares, assim como para a equipe pedagógica como um todo. [...]
Downloads
Literaturhinweise
BECKER, Tiago. O papel atual da pastoral escolar da Rede Sinodal de Educação. In: CONGRESSO ANPTECRE, 5., 2015, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba, 2015. p. GT0138. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/dbd76e1d-771f-4c95-ab74-9a103d3052e3/. Acesso em: 01 nov. 2022.
FRAGA, Andréia Basílio de Matos. Alunos estrangeiros matriculados em escolas brasileiras regulares: reflexões sobre a inclusão. In: SEMOC - SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA, 18., 2015, Salvador. Anais eletrônicos [...] Salvador, 2015. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/4242/1/Alunos%20estrangeiros%20matriculados%20em%20escolas%20brasileiras%20regulares%3A%20reflex%C3%B5es%20sobre%20a%20inclus%C3%A3o.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
MELCHIOR, Maria Celina. Da avaliação dos saberes à construção de competências. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Premier, 2008.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Adelsir Sturzbecher, Joice Panoch, Marcelo Rodrigo Campos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.