Publicidade

foco na criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.137

Palavras-chave:

Semiótica, Cultura, Publicidade, Criança, Sociedade

Resumo

Este estudo tem como objetivo trazer algumas reflexões e fazer uma análise da representação da criança em campanhas publicitárias. A criança, nesse contexto, é colocada em cena, muitas vezes destituída de seu universo infantil, assumindo diferentes identidades para seduzir e sensibilizar diferentes receptores com a intenção de estimular o consumo tanto de produtos como de conceitos. Os estudos teóricos apresentados neste estudo serão aplicados em diferentes corpus publicitários, referentes à venda de produtos para o Dia das Crianças. O estudo propõe, nesse sentido, compreender e analisar alguns signos, dentre muitas outras interpretações possíveis que se encontram na mediação desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Referências

BUJES, Maria Isabel Edelweis. Resgate da infância: uma questão para a propaganda? In: ______; DORNELLES, Leni Vieira (org.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 51-78.

CATÁLOGO dia das crianças Nalin. 11 dez. 2013. Disponível em: http://worldcastingagency.blogspot.com.br/2013/12/catalogo-dia-das-criancas-nalin-nossos.html. Acesso em: 20 mar. 2017.

CONSELHO Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. 1980. Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php. Acesso em: 20 mar. 2017.

CONAR notifica marca de calçados por campanha polêmica no Dia das Crianças. Resumo Dicas, out. 2013. Disponível em: http://www.resumodicas.com.br/conar-notifica-marcacalcados-campanha-polemica-dia-criancas.html. Acesso em:20 mar. 2017.

DORNELLES, Leni Vieira. Artefatos culturais: ciberinfâncias e crianças zappiens. In: ______; BUJES, Maria Isabel Edelweis (org.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 79-103.

FARINA, Modesto et al. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MACHADO, Irene. Pensamento semiótico sobre a cultura.Sofia, Vitória, ES, v. 2, n. 2, p. 60-72, ago. 2013. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/5599/4077. Acesso em: 20 mar. 2017.

SANTAELLA, Lucia. Cor: signo cultural e psicológico: o significado das cores: a liberdade é azul? A fraternidade é vermelha? A paz é branca? In: FARINA, Modesto et al. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard, 2006. p. 85-114.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, W. Comunicação e Semiótica. São Paulo:Hacker Editores, 2004.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

Konrath, R. D. (2017). Publicidade: foco na criança. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 5(1), 7–12. https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.137

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático