Publicidade

foco na criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.137

Palavras-chave:

Semiótica, Cultura, Publicidade, Criança, Sociedade

Resumo

Este estudo tem como objetivo trazer algumas reflexões e fazer uma análise da representação da criança em campanhas publicitárias. A criança, nesse contexto, é colocada em cena, muitas vezes destituída de seu universo infantil, assumindo diferentes identidades para seduzir e sensibilizar diferentes receptores com a intenção de estimular o consumo tanto de produtos como de conceitos. Os estudos teóricos apresentados neste estudo serão aplicados em diferentes corpus publicitários, referentes à venda de produtos para o Dia das Crianças. O estudo propõe, nesse sentido, compreender e analisar alguns signos, dentre muitas outras interpretações possíveis que se encontram na mediação desse processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Referências

BUJES, Maria Isabel Edelweis. Resgate da infância: uma questão para a propaganda? In: ______; DORNELLES, Leni Vieira (org.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 51-78.

CATÁLOGO dia das crianças Nalin. 11 dez. 2013. Disponível em: http://worldcastingagency.blogspot.com.br/2013/12/catalogo-dia-das-criancas-nalin-nossos.html. Acesso em: 20 mar. 2017.

CONSELHO Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. 1980. Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php. Acesso em: 20 mar. 2017.

CONAR notifica marca de calçados por campanha polêmica no Dia das Crianças. Resumo Dicas, out. 2013. Disponível em: http://www.resumodicas.com.br/conar-notifica-marcacalcados-campanha-polemica-dia-criancas.html. Acesso em:20 mar. 2017.

DORNELLES, Leni Vieira. Artefatos culturais: ciberinfâncias e crianças zappiens. In: ______; BUJES, Maria Isabel Edelweis (org.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 79-103.

FARINA, Modesto et al. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MACHADO, Irene. Pensamento semiótico sobre a cultura.Sofia, Vitória, ES, v. 2, n. 2, p. 60-72, ago. 2013. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/5599/4077. Acesso em: 20 mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.47456/sofia.v2i1.5599

SANTAELLA, Lucia. Cor: signo cultural e psicológico: o significado das cores: a liberdade é azul? A fraternidade é vermelha? A paz é branca? In: FARINA, Modesto et al. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard, 2006. p. 85-114.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, W. Comunicação e Semiótica. São Paulo:Hacker Editores, 2004.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Artigos Semelhantes

1-10 de 83

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.