Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.35

Palavras-chave:

Scratch, Atividade lúdica, Conteúdos curriculares, Educação

Resumo

Este estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.

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Biografia do Autor

Débora Carla Martins de O. Orenha

Especialista em Psicopedagogia (IBPEX), Pedagoga (UNIARARAS) Professora do Colégio Martinus.

Michelle Mallassa

Especialista em Necessidades Especiais com Ênfase em Inclusão (PUCPR), Pedagoga (FALEC). Professora do Colégio Martinus.

Sandra Aparecida Silva Pereira

Especialista em Alfabetização e Letramento (PUCPR), Pedagoga (Faculdade Campos Salles – SP). Professora do Colégio Martinus

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

Picheth, F. M., Orenha, D. C. M. de O., Mallassa, M., Chupil, P., & Pereira, S. A. S. (2014). Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(1), 84–92. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.35

Edição

Seção

Artigos