A competência do coordenador pedagógico em um conselho de classe

Autores

  • Josiane Richter
  • Rosângela Markmann Messa

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.43

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Conselho de classe, Educação, Competência

Resumo

Neste texto, temos como objetivo refletir sobre a competência de um(a) coordenador(a) pedagógico(a) em um conselho de classe. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, as suas atribuições (DALBEN, 2004; ORSOLON, 2006; SILVA, 2006); em seguida, discutiremos as noções de competência de Guy Le Boterf (2003) e Yves Schwartz (2007). Os autores apresentam a prescrição da atividade, a singularidade da atividade e o modo único como o profissional gere essa atividade como fatores importantes para haver a competência. Por fim, analisaremos a competência da coordenadora pedagógica de uma escola privada da região sul do país a partir de um excerto de um conselho de classe, mostrando como a gestão do momento foi importante para solucionar o problema instaurado.Coo

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Referências

DALBEN, Angela I. L. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. São Paulo: Papirus, 2004.

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Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A competência do coordenador pedagógico em um conselho de classe. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 33–42, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.43. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/36.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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