Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.35Palabras clave:
Scratch, Atividade lúdica, Conteúdos curriculares, EducaçãoResumen
Este estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.
Descargas
Referencias
AYRES, Sonia Nunes. Educação infantil: teoria e prática para uma proposta pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BARBOSA, Laura Monte Serrat. Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Curitiba: IBPEX, 2010.
BOSSA, Nádia; OLIVEIRA, Vera Barros de. Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, linguagem e alfabetização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
HÉBERT, Michelle Lessard; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knowledge: Proposal to the National Science Foundation. Cambridge, EUA: MIT MediaLab, 1995.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. Cambridge, EUA: MCB University Press, 2001.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SILVA, Ronaldo Machado da. O uso da linguagem Logo na educação infantil. Disponível em: http://www.sucesumt.org.br/mtdigital/anais/files/OUsodaLinguagemdeProgramacaoLogo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2014.
SOBREIRA, Elaine Silva Rocha; TAKINAMI, Olga Kikue; SANTOS, Verônica Gomes dos. Programando, criando e inovando com o Scratch: em busca da formação do cidadão do século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2, 2013, Campinas, SP. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/2592. Acesso em: 15 fev. 2014.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.