Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.35

Schlagwörter:

Scratch, Atividade lúdica, Conteúdos curriculares, Educação

Abstract

Este estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Débora Carla Martins de O. Orenha

    Especialista em Psicopedagogia (IBPEX), Pedagoga (UNIARARAS) Professora do Colégio Martinus.

  • Michelle Mallassa

    Especialista em Necessidades Especiais com Ênfase em Inclusão (PUCPR), Pedagoga (FALEC). Professora do Colégio Martinus.

  • Sandra Aparecida Silva Pereira

    Especialista em Alfabetização e Letramento (PUCPR), Pedagoga (Faculdade Campos Salles – SP). Professora do Colégio Martinus

Literaturhinweise

AYRES, Sonia Nunes. Educação infantil: teoria e prática para uma proposta pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BARBOSA, Laura Monte Serrat. Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Curitiba: IBPEX, 2010.

BOSSA, Nádia; OLIVEIRA, Vera Barros de. Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, linguagem e alfabetização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

HÉBERT, Michelle Lessard; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knowledge: Proposal to the National Science Foundation. Cambridge, EUA: MIT MediaLab, 1995.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. Cambridge, EUA: MCB University Press, 2001.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SILVA, Ronaldo Machado da. O uso da linguagem Logo na educação infantil. Disponível em: http://www.sucesumt.org.br/mtdigital/anais/files/OUsodaLinguagemdeProgramacaoLogo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2014.

SOBREIRA, Elaine Silva Rocha; TAKINAMI, Olga Kikue; SANTOS, Verônica Gomes dos. Programando, criando e inovando com o Scratch: em busca da formação do cidadão do século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2, 2013, Campinas, SP. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/2592. Acesso em: 15 fev. 2014.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Veröffentlicht

2014-06-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

PICHETH, Fabiane Maria; ORENHA, Débora Carla Martins de O.; MALLASSA, Michelle; CHUPIL, Priscila; PEREIRA, Sandra Aparecida Silva. Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 84–92, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.35. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/28. Acesso em: 19 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 257

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.