A supervisão pedagógica promovendo práticas reflexivas como instrumento da formação docente na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.105Keywords:
Prática reflexiva, Professor reflexivo, Supervisor pedagógico, Educação infantil, Método de ensino, EducaçãoAbstract
Este artigo aborda a promoção de práticas reflexivas pelo supervisor pedagógico na formação docente de uma instituição municipal de ensino. Busca analisar como o supervisor pedagógico intervém nas práticas pedagógicas dos professores e de que forma realiza essas intervenções. Evidencia-se a importância de a escola de Educação Infantil ser uma instituição reflexiva, repensando a importância do professor ao refletir sobre as ações pedagógicas. A abordagem metodológica usada para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica visando aprofundar os conceitos básicos ligados ao tema. Em seguida, foram realizadas entrevistas para o desenvolvimento da investigação em busca de uma compreensão interpretativa das informações obtidas. Utiliza-se o conceito de Prática Reflexiva como um momento de reflexão crítica problematizando a realidade, bem como analisando, refletindo e reelaborando a ação pedagógica do professor e do supervisor.
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