A Universidade Feevale e sua Escola de Aplicação
uma análise do panorama das práticas curriculares na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.286%20Palabras clave:
Formação de professores, Práticas pedagógicas, Educação Infantil, Anos Iniciais, AplicaçãoResumen
O artigo busca traçar um panorama da formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental proposta pela Universidade Feevale, situada em Novo Hamburgo, no sul do Brasil, e sua Escola de Aplicação. A pesquisa trata-se de uma análise feita por professores atuantes nos âmbitos envolvidos - curso de Pedagogia, a Coordenação Pedagógica e corpo docente da Escola de Aplicação - no ano de 2023, trazendo dados sobre como acontecem as práticas pedagógicas dos professores em formação do curso de Pedagogia, no que diz respeito à quantidade de horas e do processo em si, e fazendo um breve paralelo com a formação de professores praticada na Finlândia. Verificou-se que, apesar de a Universidade Feevale ter uma Escola de Aplicação à disposição para os estudantes de Pedagogia, não há vínculo direto entre elas. Por outro lado, percebe-se potencial e possibilidades para que ambas se qualifiquem. Conclui-se que há necessidade de um esforço conjunto da Escola de Aplicação e da Universidade, visto que pertencem a mesma instituição de ensino, para qualificar e ampliar as discussões, desde a grade curricular até as teorias e as práticas aplicadas em ambos os espaços.
Descargas
Referencias
ABRANCHES, Sérgio. A era do imprevisto: a grande transição do século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. (Revogada pela Lei nº 9.394, de 20.12.1996). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 23 abr. 2023.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FEEVALE. Projeto Político-Pedagógico da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação. Novo Hamburgo, 2022.
FINLAND. Ministry of Education and Culture. A educação na Finlândia: educação finlandesa em poucas palavras. Helsinki: CIMO, 2016. Disponível em: https://www.oph.fi/sites/default/files/documents/151279_education_in_finland_portuguese_2013.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.
PORTILHO, Evelise Maria L.; ALMEIDA, Siderly do Carmo D. Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 469-488, jul. 2008. DOI: 10.1590/S0104-40362008000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QJbqsvvdJZv7T3HNcFCr8fF#. Acesso em: 23 abr. 2023.
REGRA, Janaína. Estudo de Caso da Escola de Aplicação Feevale: seus pilares pedagógicos e sua relação com a educação na Finlândia. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Indústria Criativa) - Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2021. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000032/000032e3.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.
SCHNORR, Aline Silveira de Lima. Aprendendo a ser aprendente: novos modos de ser aluno na contemporaneidade. 2011, Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/56398. Acesso em: 14 mar. 2023.
SOININEN, Marjaana; MERISUO-STORM, Tuula; KORHONEN, Riitta. What kind of competence teachers need in the year 2020? Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, España, v. 17, n. 3, p. 111-122, Sep./Dic. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/567/56729527007.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.
UNIVERSIDADE FEEVALE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Novo Hamburgo, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Aline Silveira de Lima Schnorr, Janaina Regra, Janaina Cardoso, Paula Borher
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.