Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas

Autores

  • Patricia Schumacher Bertoldi Princesa Isabel Educação Infantil
  • Bárbara Vier Mengue

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i.233

Palavras-chave:

Tempo, Espaço, Infância, Intencionalidade, Significado

Resumo

O presente trabalho instiga reflexões acerca do tempo e o espaço na educação infantil. Diariamente os professores seguem seus planejamentos organizados conforme os objetivos de aprendizagem para cada faixa etária destacados nos documentos que norteiam a educação infantil e são desafiados a repensar estratégias, a fim de proporcionar às crianças vivências significativas repletas de aprendizagem em uma rotina escolar pautada no cuidar e no educar. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Schumacher Bertoldi, Princesa Isabel Educação Infantil

    Pedagoga, graduada pela Fundação Universidade de Blumenau (2006), Pós-graduada em gestão escolar Uniasselvi (2020/Blumenau). Coordenadora pedagógica na Princesa Isabel Educação Infantil.

  • Bárbara Vier Mengue

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC; SEB, 2017.

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLACCO, V. M. N. S., SOUZA, V. L. T. (org.). Aprendizagem do adulto professor. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; LATERMAN, Ilana; PETERS, Leila (org.). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianóplolis: NUP, 2017.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 48-49. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i.233

Artigos Semelhantes

1-10 de 69

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>