Tempo histórico – como trabalhar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.103

Palavras-chave:

Tempo, Planejamento, História, Educação

Resumo

O presente artigo refletirá sobre a construção do conceito de tempo. Pretende-se tocar nas seguintes questões: O tempo é objetivo, natural e está na natureza? Ou é subjetivo, construído e está na consciência? Quais as relações entre tempo e espaço? Existe somente um tipo de tempo? No processo ensino, a noção de tempo é fundamental, mas como trabalhar isso? Será que os docentes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental se preocupam com as questões temporais durante o planejamento de suas atividades? A partir de qual faixa etária se deve começar a ter atividades envolvendo a noção de tempo? Então, quais concepções ou atividades são necessárias para a compreensão do tempo histórico?

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Biografia do Autor

  • Andrea Helena Petry Rahmeier

    Doutora em História pela PUCRS. Professora da Rede Municipal de São Leopoldo e do Curso de História das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

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Publicado

31-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RAHMEIER, Andrea Helena Petry. Tempo histórico – como trabalhar?. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 84–92, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.103. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/95. Acesso em: 22 dez. 2024.

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