Tempo histórico – como trabalhar?
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.103Keywords:
Tempo, Planejamento, História, EducaçãoAbstract
O presente artigo refletirá sobre a construção do conceito de tempo. Pretende-se tocar nas seguintes questões: O tempo é objetivo, natural e está na natureza? Ou é subjetivo, construído e está na consciência? Quais as relações entre tempo e espaço? Existe somente um tipo de tempo? No processo ensino, a noção de tempo é fundamental, mas como trabalhar isso? Será que os docentes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental se preocupam com as questões temporais durante o planejamento de suas atividades? A partir de qual faixa etária se deve começar a ter atividades envolvendo a noção de tempo? Então, quais concepções ou atividades são necessárias para a compreensão do tempo histórico?
Downloads
References
ABUD, Katia. Ensino de história. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
FERREIRA, Marieta; FRANCO, Renato. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
REIS, J. C. O tempo histórico como representação intelectual’. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 8, n. 2, maio/ago. 2011. Disponível em: www.revistafenix.pro.br. Acesso em: 30 jun. 2016.
ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de; ZAMBONI, Ernesta. Quanto tempo o tempo tem. Campinas: Alínea, 2003.
KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
NADAI, Elza; BITTENCOURT, Circe. Repensando a noção de tempo histórico no ensino. In: PINSKY, Jaime (org.). O ensino da história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2012. p. 93-113.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. A construção de noções de tempo. In: ______. (org.). Ensinar história. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009. p. 97-110.