A educação construída através das relações sociais

o pensamento de Vygotsky

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.339

Schlagwörter:

Cultura, Dialética, Linguagem, Socialização, Vygotsky

Abstract

A psicologia educacional está em constante transformação. Hoje, a educação é confrontada com a tecnologia e seu poder de crença. Vygotsky apresenta a dialética enquanto dinâmica social da realidade que precede conceitos e a palavra escrita, culminando posteriormente na construção da linguagem, fundamento humano por excelência.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Giovani Meinhardt

    Psicólogo. Doutor em Filosofia – Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Pós-doutorando PUC-SP – Programa de Teologia. Campus Ipiranga - SP.

Literaturhinweise

BARRET, M. Psicologia. In: DICIONÁRIO do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 484-486. [Edição digital]

BHASKAR, R. Dialética. In: DICIONÁRIO do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 168-176. [Edição digital]

ELKONIN, D. B. Epílogo. In: VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas IV: Problemas téoricos y metodológicos de la Psicología Madrid: Machado Libros, 1991. p. 387-412.

IAROSHEVSKI; M. F.; GURGUENIDZE, G. S. In: VYGOSTKY, L. S. Obras Escogidas I: Problemas téoricos y metodológicos de la Psicología. Madrid: Machado Libros, 1991. p. 451-477.

IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. p. 11-34.

KOZULIN, A.; GINDIS, B. Sociocultural Theory and Education of Children with Special Needs. From Defectology to Remedial Pedagogy. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Ed.). The Cambridge Companion do Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 332-362.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, 2000.

LURIA, A. R. Epílogo. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas II: Problemas de Psicología General. Madrid: Machado Libros, 1991. p. 451-470.

LURIA, A. R. A construção social da mente. São Paulo: Ícone, 1992.

MATIUSHKIN, A. M. Epílogo. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III: Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Machado Libros, 1991. p. 349-371.

SÈVE, L. Marxismo e a teoria da personalidade. v. 1. Lisboa: Livros Horizonte, 1979.

VEER, R.; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Unimarco Editora; Edições Loyola, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas III: Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Machado Libros, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas V: Fundamentos de defectología. Madrid: Machado Libros, 2012.

WERTSCH, V. J. Apresentação. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Veröffentlicht

2024-12-02

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

MEINHARDT, Giovani. A educação construída através das relações sociais: o pensamento de Vygotsky. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e339, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.339. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/339. Acesso em: 22 dec. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 41

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.