Autoimagem de crianças negras e desenvolvimento infantil
a psicologia de Kenneth B. Clark e Mamie Phipps Clark
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.209Palavras-chave:
Autoimagem, Experimento das bonecas, Infância, Inferioridade, RacismoResumo
No ordenamento insano do racismo, as crianças identificam a própria cor de pele ao mesmo tempo que a rejeitam, expressando a impressão da realidade social nelas. O conflito psicológico instalado no desenvolvimento de crianças negras entre três e sete anos indica a estrutura abissal das mazelas sociais que as afetam. A idade precoce que as crianças identificam e sentem preconceitos demonstra que a infância já apreende realidade, seja ela qual for.
Downloads
Referências
ALSBROOK, A. A tribute to Kenneth B. Clark. 2005. In: AMERICAN PSYCHO-LOGICAL ASSOCIATION (APA). Remembering our past. 2005. p. iii-xx. Disponível em: https://www.apa.org/pi/oema/resources/communique/2005/07/july-special.pdf Acesso em: 14 dez. 2021.
ARDAO, A. Espacio e inteligencia. Caracas: Editorial Equinoccio, 1983.
ARENDT, H. O que é política? 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CLARK, K. B. Dark Ghetto. New York: Harper & Row, 1965.
CLARK, K. B. El patetismo del poder. México, D.F.: Fondo de Cultura Econó-mica, 1976.
CLARK, K. B.; CLARK, M. P. Emotional factor in racial identification and preference in Negro children. Journal of Negro Education, v. 19, n. 3, p. 341-350, Summer, 1950. https://doi.org/10.2307/2966491
FEYERABEND, P. K. A conquista da abundância: uma história da abstração versus a riqueza do ser. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
FIGUEIREDO, I. Caderno de memórias coloniais. São Paulo: Todavia, 2018.
GERRIG, R. J.; ZIMBARDO, P. G. A psicologia e a vida. 16. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
HOLLIDAY, B. G. Introduction. In: AMER-ICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Remembering our past. 2005. p. i-ii. Disponível em: https://www.apa.org/pi/oema/resources/communique/2005/07/july-special.pdf Acesso em: 14 dez. 2021.
JORDAN, P.; HERNANDEZ-REIF, M. Reexamination of young children’s racial attitudes and skin tone preferences. Journal of Black Psychology, v. 35, n. 3, p. 388-343, Aug. 2009. https://doi.org/10.1177/0095798409333621
LEVANT, R. APA President eulogizes 20th Century’s most influential Psy-chologist, Kenneth B. Clark, PhD. In: AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSO-CIATION (APA). Remembering our past. 2005. p. xi-xiii. Disponível em: https://www.apa.org/pi/oema/resources/communique/2005/07/july-special.pdf Acesso em: 14 dez. 2021.
MARKOWITZ, G.; ROSNER, D. Children, race, and power: Kenneth and Mamie Clark’s Northside Center. Chalottesville: University Press of Virginia, 1996.
MBEMBE, A. A crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
MIELKE, A. C. Negros e mídia: invisibilidades. Le Monde Diplomatique Brasil, 10, n. 114, p. 7-8, 2017. Disponível em: https://diplomatique.org.br/negros-e-midia-invisibilidades/. Acesso em: 14 dez. 2021.
SANTOS, M. Os deficientes cívicos. In: ______ (org.). O País distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 149-152.
ZUBIRI, X. Escritos menores. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 2007.
ZUBIRI, X. Inteligência e realidade. São Paulo: É Realizações, 2011.
ZUBIRI, X. Los problemas fundamenta-les de la metafísica occidental. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 2016
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Giovani Meinhardt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.