Bercários

estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.4

Palabras clave:

Bercário, Aprendizagem, Experimento, Educação

Resumen

O texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual.

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Biografía del autor/a

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

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Publicado

2013-01-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

KONRATH, Raquel Dilly. Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 20–24, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.4. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4. Acesso em: 24 nov. 2024.

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