Gestão escolar

impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.214

Palabras clave:

Gestão, Participação, Formação de professores, Transformação

Resumen

O contexto atual nos impõe novas demandas e novos desafios na educação; e que também exigem novas formas de exercer e assumir a gestão escolar. Para lidar com essas mudanças e exigências é necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais, em diferentes dimensões e níveis de atuação. Significa que para exercer uma gestão participativa e democrática, são necessários saberes, conhecimentos e posturas mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades e diferentes demandas cotidianas. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da gestão escolar na superação de desafios por meio do desenvolvimento de um contexto formativo, promovendo ações para o desenvolvimento de habilidades e de posturas mais resilientes no cotidiano escolar. Por fim, enfatiza a importância da gestão escolar como atitude de mudança, na criação de espaços e ambientes de aprendizagem favoráveis para a transformação de práticas pedagógicas, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõe

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Biografía del autor/a

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS, Coordenadora do Ensino Médio e professora do Ensino Superior do Instituto Ivoti.

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale, professora do Curso Normal em Nível Médio e Ensino Superior do Instituto Ivoti.

Referencias

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Publicado

2022-07-18

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

MENGUE, Bárbara Vier; KONRATH, Raquel Dilly. Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 122–129, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.214. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/214. Acesso em: 25 nov. 2024.

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