Psicologia educacional em uma época viral

infância e Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.243

Palabras clave:

Confinamento, Quarentena, Covid-19, Escola, Infância, Educação, Psicologia

Resumen

Depois de introduzir o tema da pandemia de Covid-19, buscamos mostrar os efeitos das medidas de combate na psicologia do desenvolvimento infantil, principalmente as implicações psicológicas da quarentena.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referencias

ABRÃO, Janete. A história de uma epidemia: a ‘Hespanhola’ em Porto Alegre, 1918. Bol. Saúde, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 93-99, jan./jun. 2009.

AGAMBEN, Giorgio. La invención de una epidemia. In: AMADEO, Pablo. Sopa de Wuhan. ASPO (Aislamiento Social Pre-ventivo y Obligatorio), 2020. p. 17-19.

ARMANINO, Mauro; PIANA, Federico. Níger: coronavírus atinge o país mais pobre do mundo. Vatican News, Vaticano, 30 mar. 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-03/niger-coronavirus-igreja-entrevista.html. Acesso em: 11 abr. 2020.

BASCHET, Jérôme. COVID-19: o século XXI começa agora. São Paulo: N-1 Edições, 2020. Disponível em: https://n-1edicoes.org/017. Acesso em: 16 abr. 2020.

BERARDI, Franco. Crónica de la psicodeflación. In: AMADEO, Pablo. Sopa de Wuhan. ASPO (Aislamiento Social Pre-ventivo y Obligatorio), 2020. p. 35-54.

BRITO, Alan Alves. Editorial. Revista Brasileira de Astronomia, São Paulo, Ano 2, n. 6, p. 2, abr./jun. 2020. Disponível em: https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RAB-6_online.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.

BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, London, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 14-20 Mar. 2020. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0140673620304608?token=4A74203F78306013903391E54B14C0FEFEFFE10A1202850F8571C3FE98C04A4D881BD4CBB43738EB0B2061E875174953. Acesso em: 11 abr. 2020.

CENTER FOR STUDY OF TRAUMATIC STRESS (CSTS). Psychological Ef-fects of Quarantine During the Corona-virus Outbreak: What Healthcare Pro-viders Need to Know. Maryland, 26 feb. 2020. Disponível em: https://www.cstsonline.org/assets/media/docu-ments/CSTS_FS_Psychological_Effects_Quarantine_During_Coronavirus_Outbreak_Providers.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.

COLETIVO CHUANG. Contágio social: coronavírus, China, capitalismo tardio e o ‘mundo natural’. São Paulo: N-1 Edições, 2020. Disponível em: https://n-1edicoes.org/022. Acesso em: 15 abr. 2020.

CORNEAU, Guy. Víctimas de los demás, verdugo de sí mismo. Barcelona: Kairós, 2006.

ESPOSITO, Roberto. Immunitas: protec-ción y negación de la vida. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.

FOWLER, Thomas B. Artificial Intelligence in Light of Zubiri’s Theory of Sen-tient Intelligence. The Xavier Zubiri Review, Washington, DC, v. 15, p. 71-105, 2020.

FRANCISCO, Papa. Texto integral da homilia do Papa Francisco neste 27 de março. Vatican News, Vaticano, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-homilia-oracao-bencao-urbe-et-orbi-27-marco.html. Acesso em: 15 de abr. 2020.

GABORIT, Mauricio. Aspectos psicosociales en un desastre natural: el huracán Mitch y El Salvador. In: PORTILLO, Nelson; GABORIT, Mauricio; CRUZ ALAS; José Miguel. (comp.). Psicología social en la posguerra: teoría y aplicaciones desde El Salvador. San Salvador: UCA Edidores, 2005. p. 29-60.

GALLO, Robert. Exclusive: can an Oral Polio Vaccine Help Stop the Coronavi-rus? Amanpour and Company, [S. l.], 14 abril 2020. 1 vídeo (18min 10s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=azTcdQKcKvw. Acesso em: 15 abr. 2020.

HABERMAS, Jürgen; SCHWERING, Markus. Interview mit Jürgen Habermas: “So viel Wissen über unser Nichtwissen gab es noch nie“. Kölner Stadt-Anzeiger, Köln, Deutschalnd, 3 abr. 2020. Disponível em: https://www.ksta.de/kultur/interview-mit-juergen-habermas--so-viel-wissen-ueber-unser-nichtwissen-gab-es-noch-nie--36507420. Acesso em: 11abr. 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HENRY, Ronnie. Etymologia. Coronavirus [kǝ-roʹnǝ-viʺrus]. Emerging infectious diseases, Atlanta, p. 1027, May 2020. Disponível em: https://wwwnc.cdc.gov/eid/. Acesso em: 27 abr. 2020.

LIU, Jia Jia et al. Mental health considerations for children quarantined because of COVID-19. The Lancet Child & Adolescent Health, London, p. 1-2, 27 Mar. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lanchi/PIIS2352-4642(20)30096-1.pdf. Acesso em: 18 de abril 2020.

MACMILLAN: Countries ‘have to work together’. 1 vídeo (12min 41s). CNN, 16 abr. 2020. Disponível em: https://edition.cnn.com/videos/tv/2020/04/16/amanpour-margaret-macmillan-coronavirus.cnn. Acesso em: 17 abr. 2020.

MCINTOSH, Kenneth. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): clinical features. UpToDate, Apr. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-clinical-features/print?topicRef=127759&source=related_link. Acesso em: 17 abr. 2020.

MEINHARDT, Giovani. Psicologia do conflito. In: SIDEKUM, Antonio; WOLKMER, Antonio Carlos; RADAELLI, Samuel Manica (org.). Enciclopedia latino-americana dos direitos humanos. Blumenau: Edifurb; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2016a. p. 610-616.

WOLKMER, Antonio Carlos; RADAELLI, Samuel Manica. Trauma social. In: SIDEKUM, Antonio; WOLKMER, Antonio Carlos; RADAELLI, Samuel Manica (org.). Enciclopedia latino-americana dos direitos humanos. Blumenau: Edifurb; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2016b. p. 721-732.

PANDEMIC school closures: risks and opportunities. The Lancet Child & Ado-lescent Health, London, v. 3, p. 1, 8 Apr. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2352-4642%2820%2930105-X. Acesso em: 19 abr. 2020.

PATTYN, S. R. Introduction. In: ______. Ebola virus haemorrhagic fever. Amsterdam: Elsever/North-Holland Bio-medical Press, 1978. p. 3.

QUAMMEN, David. Ebola: the natural and human history. London: The Bodley Head, 2014.

QUAMMEN, David. Spillover: the next human pan-demic. Hangout with author David Quammen. Scientific American, [S. l.], 2015. 1 vídeo (53min 13s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rSNe9x11nuY. Acesso em: 18 abr. 2020.

QUAMMEN, David. Contagio: la evolución de las pandemias. Barcelona: Debate, 2020. E-book.

RIGHETTI, Sabine; GAMBA, Estêvão. Cientistas publicam um novo estudo sobre coronavírus a cada três horas; China lidera. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1. abr. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/cientistas-publicam-um-novo-estudo-sobre-coronavirus-a-cada-tres-horas-china-lidera.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa&fbclid=IwAR23fIN9LDop1tYfXW7k44Q73SWhHeE5IPMNLkb0j81mo5kdU1aVHofZbzw. Acesso em: 15 abr. 2020.

SAMPAIO, João Roberto Cavalcante; SCHÜTZ, Gabriel Eduardo. A epidemia de doença pelo vírus Ebola de 2014: o Regulamento Sanitário Internacional na perspectiva da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 242-247, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cadsc/2016nahead/1414-462X-cadsc-1414-462X201600020184.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

SVETLANA, Aleksiévitch. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

VINER, Russel M. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet Child & Adolescent Health, London, n. 4, p. 397-404, 6 Apr. 2020, Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lanchi/PIIS2352-4642(20)30095-X.pdf. Acesso em: 19 abril 2020.

WILFRED, Felix. Honrar a los muertos y advertencia para los que viven. Para asumir el tsunami. In: CENTRO MON-SEÑOR ROMERO (Ed.). Tsunami. San Salvador: El Salvador, 2005. p. 9-28.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Ebola virus disease. 10 fev. 2020a. Disponível em: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/ebola-virus-disease. Acesso em: 11 abr. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). New Ebola case confirmed in the Democratic Republic of the Congo. 10 fev. 2020b. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/10-04-2020-new-ebola-case-confirmed-in-the-democratic-republic-of-the-congo. Acesso em: 11 abr. 2020.

ZARKA, Yves Charles. O destino comum da humanidade e da Terra. São Leopoldo: Unisinos, 2015.

ZUBIRI, Xavier. Cursos universitários. V I. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 2007.

Publicado

2020-12-31

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

MEINHARDT, Giovani. Psicologia educacional em uma época viral: infância e Covid-19. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 92–109, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.243. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/185. Acesso em: 20 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 265

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.