Psicologia educacional em uma época viral
infância e Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.243Schlagwörter:
Confinamento, Quarentena, Covid-19, Escola, Infância, Educação, PsicologiaAbstract
Depois de introduzir o tema da pandemia de Covid-19, buscamos mostrar os efeitos das medidas de combate na psicologia do desenvolvimento infantil, principalmente as implicações psicológicas da quarentena.
Downloads
Literaturhinweise
ABRÃO, Janete. A história de uma epidemia: a ‘Hespanhola’ em Porto Alegre, 1918. Bol. Saúde, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 93-99, jan./jun. 2009.
AGAMBEN, Giorgio. La invención de una epidemia. In: AMADEO, Pablo. Sopa de Wuhan. ASPO (Aislamiento Social Pre-ventivo y Obligatorio), 2020. p. 17-19.
ARMANINO, Mauro; PIANA, Federico. Níger: coronavírus atinge o país mais pobre do mundo. Vatican News, Vaticano, 30 mar. 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-03/niger-coronavirus-igreja-entrevista.html. Acesso em: 11 abr. 2020.
BASCHET, Jérôme. COVID-19: o século XXI começa agora. São Paulo: N-1 Edições, 2020. Disponível em: https://n-1edicoes.org/017. Acesso em: 16 abr. 2020.
BERARDI, Franco. Crónica de la psicodeflación. In: AMADEO, Pablo. Sopa de Wuhan. ASPO (Aislamiento Social Pre-ventivo y Obligatorio), 2020. p. 35-54.
BRITO, Alan Alves. Editorial. Revista Brasileira de Astronomia, São Paulo, Ano 2, n. 6, p. 2, abr./jun. 2020. Disponível em: https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RAB-6_online.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, London, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 14-20 Mar. 2020. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0140673620304608?token=4A74203F78306013903391E54B14C0FEFEFFE10A1202850F8571C3FE98C04A4D881BD4CBB43738EB0B2061E875174953. Acesso em: 11 abr. 2020.
CENTER FOR STUDY OF TRAUMATIC STRESS (CSTS). Psychological Ef-fects of Quarantine During the Corona-virus Outbreak: What Healthcare Pro-viders Need to Know. Maryland, 26 feb. 2020. Disponível em: https://www.cstsonline.org/assets/media/docu-ments/CSTS_FS_Psychological_Effects_Quarantine_During_Coronavirus_Outbreak_Providers.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.
COLETIVO CHUANG. Contágio social: coronavírus, China, capitalismo tardio e o ‘mundo natural’. São Paulo: N-1 Edições, 2020. Disponível em: https://n-1edicoes.org/022. Acesso em: 15 abr. 2020.
CORNEAU, Guy. Víctimas de los demás, verdugo de sí mismo. Barcelona: Kairós, 2006.
ESPOSITO, Roberto. Immunitas: protec-ción y negación de la vida. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.
FOWLER, Thomas B. Artificial Intelligence in Light of Zubiri’s Theory of Sen-tient Intelligence. The Xavier Zubiri Review, Washington, DC, v. 15, p. 71-105, 2020.
FRANCISCO, Papa. Texto integral da homilia do Papa Francisco neste 27 de março. Vatican News, Vaticano, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-homilia-oracao-bencao-urbe-et-orbi-27-marco.html. Acesso em: 15 de abr. 2020.
GABORIT, Mauricio. Aspectos psicosociales en un desastre natural: el huracán Mitch y El Salvador. In: PORTILLO, Nelson; GABORIT, Mauricio; CRUZ ALAS; José Miguel. (comp.). Psicología social en la posguerra: teoría y aplicaciones desde El Salvador. San Salvador: UCA Edidores, 2005. p. 29-60.
GALLO, Robert. Exclusive: can an Oral Polio Vaccine Help Stop the Coronavi-rus? Amanpour and Company, [S. l.], 14 abril 2020. 1 vídeo (18min 10s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=azTcdQKcKvw. Acesso em: 15 abr. 2020.
HABERMAS, Jürgen; SCHWERING, Markus. Interview mit Jürgen Habermas: “So viel Wissen über unser Nichtwissen gab es noch nie“. Kölner Stadt-Anzeiger, Köln, Deutschalnd, 3 abr. 2020. Disponível em: https://www.ksta.de/kultur/interview-mit-juergen-habermas--so-viel-wissen-ueber-unser-nichtwissen-gab-es-noch-nie--36507420. Acesso em: 11abr. 2020.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HENRY, Ronnie. Etymologia. Coronavirus [kǝ-roʹnǝ-viʺrus]. Emerging infectious diseases, Atlanta, p. 1027, May 2020. Disponível em: https://wwwnc.cdc.gov/eid/. Acesso em: 27 abr. 2020.
LIU, Jia Jia et al. Mental health considerations for children quarantined because of COVID-19. The Lancet Child & Adolescent Health, London, p. 1-2, 27 Mar. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lanchi/PIIS2352-4642(20)30096-1.pdf. Acesso em: 18 de abril 2020.
MACMILLAN: Countries ‘have to work together’. 1 vídeo (12min 41s). CNN, 16 abr. 2020. Disponível em: https://edition.cnn.com/videos/tv/2020/04/16/amanpour-margaret-macmillan-coronavirus.cnn. Acesso em: 17 abr. 2020.
MCINTOSH, Kenneth. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): clinical features. UpToDate, Apr. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-clinical-features/print?topicRef=127759&source=related_link. Acesso em: 17 abr. 2020.
MEINHARDT, Giovani. Psicologia do conflito. In: SIDEKUM, Antonio; WOLKMER, Antonio Carlos; RADAELLI, Samuel Manica (org.). Enciclopedia latino-americana dos direitos humanos. Blumenau: Edifurb; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2016a. p. 610-616.
WOLKMER, Antonio Carlos; RADAELLI, Samuel Manica. Trauma social. In: SIDEKUM, Antonio; WOLKMER, Antonio Carlos; RADAELLI, Samuel Manica (org.). Enciclopedia latino-americana dos direitos humanos. Blumenau: Edifurb; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2016b. p. 721-732.
PANDEMIC school closures: risks and opportunities. The Lancet Child & Ado-lescent Health, London, v. 3, p. 1, 8 Apr. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2352-4642%2820%2930105-X. Acesso em: 19 abr. 2020.
PATTYN, S. R. Introduction. In: ______. Ebola virus haemorrhagic fever. Amsterdam: Elsever/North-Holland Bio-medical Press, 1978. p. 3.
QUAMMEN, David. Ebola: the natural and human history. London: The Bodley Head, 2014.
QUAMMEN, David. Spillover: the next human pan-demic. Hangout with author David Quammen. Scientific American, [S. l.], 2015. 1 vídeo (53min 13s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rSNe9x11nuY. Acesso em: 18 abr. 2020.
QUAMMEN, David. Contagio: la evolución de las pandemias. Barcelona: Debate, 2020. E-book.
RIGHETTI, Sabine; GAMBA, Estêvão. Cientistas publicam um novo estudo sobre coronavírus a cada três horas; China lidera. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1. abr. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/cientistas-publicam-um-novo-estudo-sobre-coronavirus-a-cada-tres-horas-china-lidera.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa&fbclid=IwAR23fIN9LDop1tYfXW7k44Q73SWhHeE5IPMNLkb0j81mo5kdU1aVHofZbzw. Acesso em: 15 abr. 2020.
SAMPAIO, João Roberto Cavalcante; SCHÜTZ, Gabriel Eduardo. A epidemia de doença pelo vírus Ebola de 2014: o Regulamento Sanitário Internacional na perspectiva da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 242-247, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cadsc/2016nahead/1414-462X-cadsc-1414-462X201600020184.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
SVETLANA, Aleksiévitch. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
VINER, Russel M. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet Child & Adolescent Health, London, n. 4, p. 397-404, 6 Apr. 2020, Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lanchi/PIIS2352-4642(20)30095-X.pdf. Acesso em: 19 abril 2020.
WILFRED, Felix. Honrar a los muertos y advertencia para los que viven. Para asumir el tsunami. In: CENTRO MON-SEÑOR ROMERO (Ed.). Tsunami. San Salvador: El Salvador, 2005. p. 9-28.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Ebola virus disease. 10 fev. 2020a. Disponível em: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/ebola-virus-disease. Acesso em: 11 abr. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). New Ebola case confirmed in the Democratic Republic of the Congo. 10 fev. 2020b. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/10-04-2020-new-ebola-case-confirmed-in-the-democratic-republic-of-the-congo. Acesso em: 11 abr. 2020.
ZARKA, Yves Charles. O destino comum da humanidade e da Terra. São Leopoldo: Unisinos, 2015.
ZUBIRI, Xavier. Cursos universitários. V I. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 2007.