A Residência Pedagógica

de política para a formação de professores à uma nova experiência de aprendizagem formativa vivenciada no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.228

Palabras clave:

Residência Pedagógica, Professores - Formação, Prática de ensino, Engajamento, Estágio, Educação

Resumen

Vivemos em tempos de ressignificações, de mudanças, de novos sentidos e de novas práticas de formação de professores/as. Práticas que sejam mais próximas dos diferentes dilemas que emergem do atual contexto educativo. Esse atual cenário produz novas exigências, projetos e profissionais que possam atuar de forma mais crítica e criativa. Este estudo apresenta o Programa de Residência Pedagógica, pautado nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais que estabelecem a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica como uma importante estratégia de desenvolvimento profissional docente. Constitui-se em algumas reflexões teórico-práticas sobre a experiência vivenciada pelos bolsistas residentes do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti, no período de agosto de 2018 a dezembro de 2019, sob a orientação de duas professoras que integram o quadro docente do curso e igualmente acompanhadas por professores experientes de três escolas públicas municipais, numa abordagem metodológica de intervenção de pesquisa-ação, fundamentada nos pressupostos de Isabel Alarcão (2010), valendo-se dos estudos de Donald Shön (1983-1987). Essa experiência configurou-se numa importante e rica oportunidade de integrar conhecimentos teóricos profissionais estudados no curso de formação com as demandas e dilemas provindos do cotidiano da prática escolar, numa proposta que buscou aproximar a Instituição Formadora, seus estudantes residentes e as escolas públicas municipais da Educação Básica, na formação de professores reflexivos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

  • Vera Kern Hoffmann, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduação em Licenciatura Plena em Ciências - Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), graduação em Ciências -Licenciatura de 1º Grau pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referencias

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP N º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%202%2C%20de%2020%20de%20dezembro%20de,B%C3%A1sica%20(BNC%2DForma%C3%A7%C3%A3o). Acesso em: 19 jun. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Edital CAPES nº06/2018. Programa de Residência Pedagógica: chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referencial Curricular Gaúcho. Porto Alegre: SeducRS, 2018. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1532.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

Publicado

2020-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

KONRATH, Raquel Dilly; HOFFMANN, Vera Kern. A Residência Pedagógica: de política para a formação de professores à uma nova experiência de aprendizagem formativa vivenciada no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 62–74, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.228. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/171. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

191-200 de 284

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.