Eu te vejo
estratégias para atender a necessidade de envolvimento e interações das crianças
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.272%20Palavras-chave:
Crianças, Acolhimento, Interações, Relações, TrocasResumo
O presente estudo abordará as relações como norteadoras dos processos de aprendizagem. Buscar-se-á a compreensão acerca das estratégias que possibilitam o acolhimento da criança com olhar atento para o seu tempo. Pós pandemia, a busca quase que natural de criança por outra criança tornou-se rara e nós, adultos, nos tornamos referência para brincar, dialogar e acolher. Esta pesquisa foi feita em uma escola Municipal de Novo Hamburgo, que tem a gestão em parceria com uma instituição privada, da mesma cidade, e trará as reflexões e ações da Diretora de um grupo com 40 educadores e 170 crianças de zero a três anos, à luz das palavras de Sinek (2018), que revela que os grandes líderes têm a capacidade de inspirar as pessoas a agirem, e oferecem um sentimento de propósito e de pertencimento que vem ao encontro ao nosso propósito. [...]
Downloads
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRACKETT, Marc. Permissão para sentir: como compreender nossas emoções e usá-las com sabedoria para viver com equilíbrio e bem-estar. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
OSTETTO, Luciana. Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.
SINEK, Simon. Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Veridiana Vargas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.