GA: espaço de (re) significar e acolher

Autores

  • Angélica Heinen Mahle Colégio Sinodal Gustavo Adolfo
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.235%20

Palavras-chave:

Ressignificar, Fazer pedagógico, Acolher, Diversidade

Resumo

O presente resumo perpassa pelos estudos desenvolvidos a partir da Trilha 2, intitulada “Educação Inclusiva e escola acolhedora”, do Programa de Formação Continuada Trilhas de Aprendizagem oferecido pela Rede Sinodal de Educação em 2022. A pesquisa foi orientada pela professora Ma. Sinara da Silva Emmel. Ao nos constituirmos como GA,  percebemo-nos como um grande ecossistema que educa na diversidade. E educar na diversidade requer um fazer pedagógico que valorize as diferenças da sala de aula, ressignificando os desafios existentes. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angélica Heinen Mahle, Colégio Sinodal Gustavo Adolfo

    Pedagoga, pós-graduada em Educação Especial pela Universidade UNIVATES e Mestra em Memória e Cultura pela Universidade La Salle.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referências

CAMPOS, Luciana M. Lunardi; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A prática como fonte de aprendizagem e o saber da experiência: o que dizem professores de ciências e de biologia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 79-96, 2001. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/587/380. Acesso em: 11 ago. 2019.

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; FREIRE, Fernanda Maria Pereira. A formação em serviço visando à reconstrução da prática educacional. In: FREIRE, Fernanda Maria Padro; VALENTE, Jose Armando. Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001. p. 53-74.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

MAHLE, Angélica Heinen; EMMEL, Sinara da Silva. GA: espaço de (re) significar e acolher. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 52–54, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.235 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/235. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>