Resgatando o protagonismo da criança como aluno

Autores/as

  • Charline Becker Instituto Ivoti
  • Deise Graciela Rott Instituto Ivoti
  • Mônica Zimmermann Instituto Ivoti
  • Marguit Carmem Goldmeyer Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0002-7852-7123

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.262%20

Palabras clave:

Aluno, Família, Escola, Autonomia, Protagonismo

Resumen

Ao longo do ano de 2022, fomos desafiados no curso "Trilha 4 - Liderança inspiradora: Gerando engajamento e performance em tempos de transformações"! a exercitar nosso olhar de pesquisadores e pesquisadoras no contexto in loco da escola, buscando uma situação-problema no espaço de atuação profissional e, a partir disso, buscar estratégias de trabalho que pudessem ressignificar nossas práticas pedagógicas. Percebeu-se que os estudantes voltaram do período de pandemia com menos responsabilidades. Observou-se que os pais fazem cada vez mais pelos filhos: arrumar mochila, conferir conteúdos, fazer trabalhos escolares, etc. Assusta o grande número de pais que têm dificuldades para compreender, a necessidade de reflexão e modificação dos comportamentos que afetam o aluno/filho.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Charline Becker, Instituto Ivoti

    Graduada em Curso Normal Superior Licenciatura para educação infantil ISEI (2008).

  • Deise Graciela Rott, Instituto Ivoti

    Graduada em Licenciatura em Ciências: Habilitação em Química. ULBRA (2011).

  • Mônica Zimmermann, Instituto Ivoti

    Graduada em Pedagogia: Habilitação Gestão e Supervisão Escolar UNISINOS (2010).

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referencias

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

ELLIOT, John. La investigación-acción em educación. 3. ed. Madrid: Morata, 1997.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

BECKER, Charline; ROTT, Deise Graciela; ZIMMERMANN, Mônica; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Resgatando o protagonismo da criança como aluno. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 119–120, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.262 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/262. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

141-150 de 154

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>