Reflexos pós-pandêmicos na vida escolar

interações e aprendizagens

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.250%20

Palabras clave:

Aprendizagem, Socioemocional, Avaliação

Resumen

O período de pandemia foi um tempo de incerteza que deixou profundas cicatrizes emocionais e trouxe prejuízos de toda ordem, dentre eles à aprendizagem. Em razão disso, uma grande inquietação com o retorno às aulas presenciais nas escolas consistiu em saber como lidar com as fragilidades emocionais de professores, alunos e famílias. Além disso, foi fundamental mensurar as consequências que o tempo de isolamento provocou no desenvolvimento das crianças e adolescentes, para poder colocar todos na mesma sintonia. Junto a esse contexto complexo, a escola deveria aprimorar o processo de inclusão, cuja demanda tem aumentado significativamente, o auxílio na regulação emocional do indivíduo e nas resoluções de conflitos com o outro e consigo mesmo. [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Juliana Bergmann, Colégio Simon

    Licenciada em Química, Bacharel em Química Ambiental (UCPel-2006).

  • Rejane Sperling Sell Mackedanz, Colégio Simon

    Licenciada em Pedagogia (UCPel-2000), Mestre em Educação em Ciências (FURG-2019).

  • Volnei Mathies Filho, Colégio Simon

    Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFPel-2006).

  • Graziele B. Schaefer, Colégio Simon

    Bacharel em Teologia (FLT-2018).

  • Magdalena Angelo Voigt, Colégio Simon

    Graduada em Letras (UCPel-1985).

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referencias

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCHAND, Max. A afetividade do professor. São Paulo: Summus Editorial, 1985.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

BERGMANN, Juliana; MACKEDANZ, Rejane Sperling Sell; MATHIES FILHO, Volnei; SCHAEFER, Graziele B.; VOIGT, Magdalena Angelo; BOHN, Juliana Aparecida; EMMEL, Sinara da Silva. Reflexos pós-pandêmicos na vida escolar: interações e aprendizagens. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 90–92, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.250 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/250. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

21-30 de 105

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>