A tensão entre o educar e o avaliar

dimensões estéticas e formação do educador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.48

Palavras-chave:

Professores - Formação, Educação, Avaliação

Resumo

O artigo deseja enfrentar a tensão entre educação e avaliação. Propõe uma reflexão tomando como inspiração uma carta, escrita por Kafka a seu pai, e trama teias de análise considerando questões pedagógicas a partir de uma manifestação no campo da literatura. Está em questão a formação do educador para enfrentar a Ptensão de uma suposta carta que por analogia poderia ainda hoje ser remetida pelos estudantes aos educadores. A análise nutre-se da própria carta e da perspectiva nietzschiana para problematizar a avaliação no cenário educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

GARCIA, Maria Manuela Alves. Didática e trabalho ético na formação docente. Trabalho encomendado apresentado em Sessão Especial do GT de didática na 27a. Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG, 21 a 24 de novembro de 2004. Disponível: http://www.anped.org.br. Acesso em: 03 jun. 2005.

HOPENHAYN, Martin. Estilhaços de utopia: vontade de poder, vibração transcultural e eterno retorno. In: LARROSA; SKLIAR. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

KAFKA, Franz. A metamorfose; um artista da Fome; carta a meu pai. São Paulo: Martin Claret, 2007.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Ed. Contrabando, 1998.

LARROSA, Jorge. Nietzsche & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MELÉNDEZ, Germán. Homem e estilo em Nietzsche. In: MARTON, Scarlett (Org.). Nietzsche abaixo do Equador. A recepção na América do Sul. São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos ou como se filosofa com o martelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SAFRANSKI, Rüdiger. Nietzsche: biografia de uma tragédia. São Paulo: Geração Editorial, 2005.

SBARDELOTTO, Moisés. Análise da “Carta a meu pai”, de Franz Kafka. Disponível em: http://mosaico.blogs.ie/2008/02/08/carta-a-meu-pai-defranz-kafka/. Acesso em: 05 mar. 2008.

VEIGA-NETO, Alfredo. A didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p.161-175, jul./dez. 1995.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Hardt, L. S. (2014). A tensão entre o educar e o avaliar: dimensões estéticas e formação do educador. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 73–80. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.48

Edição

Seção

Artigos