Planejar é preciso
o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.266%20Keywords:
Desenvolvimento integral, Habilidades, Competências, Planejamento reverso, AvaliaçãoAbstract
Há muito se discute sobre a relevância do desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes segmentos da educação e a pandemia evidenciou o ser humano como um ser complexo e completo, que chega às escolas com emoções, sentimentos, curiosidades, movimento, conexões, corpo, alma e cérebro em contrapartida à dicotomia antes tão difundida entre corpo e mente. A Base Nacional Comum Curricular regulamenta quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. [...]
Downloads
References
REDE SINODAL DE ENSINO. Missão, visão e princípios. [2022]. Disponível em: https://redesinodal.com.br/mobile/a-rede-sinodal/missao-visao-e-principios. Acesso em: 10 nov. 2022.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2000. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; 1).
WIGGINS, Grant; MCTIGUE, Jay. Planejamento para a compreensão. Porto Alegre: Penso, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Irmgard Hilda de Oliveira Quandt, Simone Strutz Fröhlich
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.