Formação docente
lidando com a emoção do estudante no pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.265%20Schlagwörter:
Formação docente, Competências socioemocionais, Pandemia, Covid-19Abstract
A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças impactantes para a vida de todos. No âmbito escolar, o estado emocional dos estudantes se mostrou bastante alterado nesse retorno. Os professores se depararam com este novo e desafiador contexto escolar, para o qual muitos não se encontravam preparados. A escola, tal qual existia antes da pandemia, não existe mais (NASCIMENTO, 2021). Realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa entre os professores do Colégio Sinodal do Salvador durante os meses de setembro e novembro de 2022. Os professores foram indagados acerca de questões relacionadas à sua relação com os alunos no cenário pós pandêmico e em relação à sua formação docente. Participaram dessa pesquisa 22 professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. [...]
Downloads
Literaturhinweise
ABED, Anita Lilian Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da Educação Básica. São Paulo, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman&task=doc_download&gid=15891&Itemid=. Acesso em: 14 nov. 2022.
BENTO, Elaine Gonçalo; SOUZA JÚNIOR, Gilberto Romeiro de; ROSSI, Cláudia Maria Soares. O desenvolvimento das competências socioemocionais no Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 23, n. 1, p. 103-110, 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao. pgsskroton.com.br/article/view/9637. Acesso em: 14 nov. 2022.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 173-190, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Zmk59Kk7hhDBbfQdYm4X7Gv/?lang=pt. Acesso em: 14 nov. 2022.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus editorial, 2019.
NASCIMENTO, Otacílio Marcelino do. A Educação na pós pandemia: desafios e legados. Revista Faculdade FAMEN REFFEN, Natal, v. 2, n. 1, p. 11-20, 2021. Disponível em: https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/16. Acesso em: 14 nov. 2022.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Gisele Raquel Vanin, Roselaine de Souza Augustin
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.