A aprendizagem de acordo com a Neurociência

tempo, memória e atenção como método de estudo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.229

Schlagwörter:

Aprendizagem, Atenção, Estudo, Memória, Neurociências, Educação

Abstract

Depois de introduzir o tema da neurociência na ótica do neurocientista Ivan Izquierdo, buscamos avaliar sua excelência como ferramenta educativa. As pesquisas neurocientíficas auxiliam na orientação dos estudos, utilizando memória, atenção e administração do tempo como métodos eficazes de desempenho. Por fim, faremos considerações críticas sobre os adversários desta corrente científica.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Literaturhinweise

ALVES, Rubem. O amor que acende a lua. Campinas, SP: Papirus; Speculum, 1999.

BRITO, Farias. A base física do espírito. Brasília, DF: Senado Federal, 2006.

BROADBENT, Donald E. Perception and communication. Oxford: Pergamon Press, 1966.

BROADBENT, Donald E. Comportamento. São Paulo: Perspectiva, 1972.

GABRIEL, Markus. Não sou meu cérebro: filosofia do espírito para o século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GOLDBERG, David. Questionário de saúde geral de Goldberg: manual técnico QSG. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HATTIE, John; ZIERER, Klaus. 10 princípios para a aprendizagem visível. Porto Alegre: Penso, 2019.

IZQUIERDO, Ivan. Tempo e tolerância. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, Sulina, 1998.

IZQUIERDO, Ivan. Tempo de viver. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2002.

IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2004.

IZQUIERDO, Ivan. Releituras do óbvio. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2006.

IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer: cérebro e memória. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieria et Lent, 2010.

IZQUIERDO, Ivan. Silêncio, por favor! 2. ed. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2011.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva; HUTZ, Claudio Simon; NUNES, Maiana Farias Oliveira. Bateria fatorial de personalidade (BFP): manual técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

PUTNAM, Hilary. A tripla corda: mente, corpo e mundo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SPAEMANN, Robert. Pessoas: ensaios sobre a diferença entre “algo” e “alguém”. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2015.

TÜRCKE, Christoph. Hiperativos!: abaixo a cultura do déficit de atenção. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

Veröffentlicht

2020-05-31

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

MEINHARDT, Giovani. A aprendizagem de acordo com a Neurociência: tempo, memória e atenção como método de estudo. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 75–93, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.229. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/172. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

191-200 von 273

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.