Educação inclusiva

uma densa teia de conexões interpessoais

Autores

  • Anelise Muxfeldt Colégio Bonja e Faculdade IELUSC
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.234%20

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Cultura colaborativa, Teia de conexões

Resumo

Uma cultura colaborativa se apresenta como uma proposta de rede de apoio à escolarização dos alunos, público-alvo da Educação Especial. O objetivo aqui é apresentar a parceria de trabalho como promotora das estratégias e da operacionalização da inclusão escolar no Colégio Bonja. Entendemos que uma escola inclusiva acolhe e promove a aprendizagem, o desenvolvimento e o sentimento de pertença nos alunos público-alvo da Educação Especial. Um ditado africano traz o cerne da questão: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Acreditamos na cultura colaborativa que se revela como uma rede de apoio e que se conecta no entendimento de que uma educação inclusiva se efetiva com a ação de todos. [...]

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Biografia do Autor

  • Anelise Muxfeldt, Colégio Bonja e Faculdade IELUSC

    Psicopedagoga no Colégio Bonja e professora e psicopedagoga na faculdade IELUSC. Mestre em Educação pela UNIVILLE

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 out. 2022.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

MUXFELDT, Anelise; EMMEL, Sinara da Silva. Educação inclusiva: uma densa teia de conexões interpessoais. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 50–51, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.234 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/234. Acesso em: 25 nov. 2024.

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