A aprendizagem de acordo com a Neurociência

tempo, memória e atenção como método de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.229

Palavras-chave:

Aprendizagem, Atenção, Estudo, Memória, Neurociências, Educação

Resumo

Depois de introduzir o tema da neurociência na ótica do neurocientista Ivan Izquierdo, buscamos avaliar sua excelência como ferramenta educativa. As pesquisas neurocientíficas auxiliam na orientação dos estudos, utilizando memória, atenção e administração do tempo como métodos eficazes de desempenho. Por fim, faremos considerações críticas sobre os adversários desta corrente científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

ALVES, Rubem. O amor que acende a lua. Campinas, SP: Papirus; Speculum, 1999.

BRITO, Farias. A base física do espírito. Brasília, DF: Senado Federal, 2006.

BROADBENT, Donald E. Perception and communication. Oxford: Pergamon Press, 1966.

BROADBENT, Donald E. Comportamento. São Paulo: Perspectiva, 1972.

GABRIEL, Markus. Não sou meu cérebro: filosofia do espírito para o século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GOLDBERG, David. Questionário de saúde geral de Goldberg: manual técnico QSG. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HATTIE, John; ZIERER, Klaus. 10 princípios para a aprendizagem visível. Porto Alegre: Penso, 2019.

IZQUIERDO, Ivan. Tempo e tolerância. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, Sulina, 1998.

IZQUIERDO, Ivan. Tempo de viver. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2002.

IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2004.

IZQUIERDO, Ivan. Releituras do óbvio. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2006.

IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer: cérebro e memória. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieria et Lent, 2010.

IZQUIERDO, Ivan. Silêncio, por favor! 2. ed. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2011.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva; HUTZ, Claudio Simon; NUNES, Maiana Farias Oliveira. Bateria fatorial de personalidade (BFP): manual técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

PUTNAM, Hilary. A tripla corda: mente, corpo e mundo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SPAEMANN, Robert. Pessoas: ensaios sobre a diferença entre “algo” e “alguém”. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2015.

TÜRCKE, Christoph. Hiperativos!: abaixo a cultura do déficit de atenção. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

Downloads

Publicado

31-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MEINHARDT, Giovani. A aprendizagem de acordo com a Neurociência: tempo, memória e atenção como método de estudo. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 75–93, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.229. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/172. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

261-270 de 273

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.