A importância do olhar das crianças e suas representações sobre ciência na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.227Palavras-chave:
Criança, Infância, Educação infantil, Ciências, PesquisaResumo
A presente pesquisa teve como problema saber qual a perspectiva que as crianças possuem em relação às concepções de ciência e pesquisa. Para tanto organizou-se uma pesquisa descritiva e qualitativa em uma escola particular do município de Novo Hamburgo – RS. Para isso foram utilizados como ferramenta de investigação desenhos, registros gráficos e diálogos das crianças da faixa etária dos 5 aos 6 anos. Buscou-se compreender o olhar destas crianças em relação aos temas ciência e gênero, visando a compreender as representações do pensamento infantil em relação à ciência e a quem faz ciência. Autores como Rosset (2017), e a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil entre outros autores foram utilizados como referência nesta pesquisa. Ao final novos olhares e reflexões a respeito do tema foram emergindo, buscando compreender o potencial infantil e seu protagonismo perante a ciência e a pesquisa, assim como buscar novas alternativas como docentes para potencializar as crianças na busca de respostas às suas curiosidades e também no processo científico.
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