Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.263%20Palabras clave:
Pandemia, Covid-19, Relacionamento humano, Pesquisa-ação, Protagonismo, EscolaResumen
Vivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...]
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Referencias
LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad, 2001.
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Derechos de autor 2022 Cláudia Kniphoff Kroth, Maribel Carvalho, Valdomiro Dockhorn
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