Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.251

Palabras clave:

Mediação, Metodologias ativas, ABP, Ensino apostilado, Educação

Resumen

O objetivo do artigo consiste em compreender como se desenvolve um professor mediador, a importância do processo de mediação e como metodologias ativas estão ligadas a este processo, através do método qualitativo. Mediou-se sequências didáticas com ênfase no estímulo à resolução de problemas, metodologia em consonância com a ABP. Alguns dos resultados da pesquisa foram a compreensão do papel do professor como mediador que fará a interação, por exemplo, entre o sujeito e o objeto da aprendizagem. Percebeu-se que o professor mediador precisa reconhecer que ele planejará ações e situações para que os alunos acessem com melhor qualidade suas funções cognitivas e efetuem uma melhor aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Galdino, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

    Especialista em Educação Inovadora - Joinville, Santa Catarina. Professora do Ensino Fundamental.

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referencias

ESCOLA X. Projeto Político Pedagógico. Joinville, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GOMES, Cristiano M.A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre, Artmed, 2002.

MEIER, Marcos. GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.

SOUZA, Samir Cristiano de. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP: um método transdisciplinar de aprendizagem para o ensino educativo 2015. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-320-01042016-143203.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

Publicado

2021-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

GALDINO, Fernanda; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 51–62, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.251. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/192. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

121-130 de 264

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>