Sim, professor

tu sabes! E eu?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.17

Palabras clave:

Aula interativa, Métodos de ensino, Metodologia, Aprendizagem, Educação

Resumen

O presente artigo apresenta reflexões sobre a metodologia adotada no Ensino Superior e como podemos potencializar as aprendizagens dos estudantes, incentivando a participação ativa e o protagonismo dos estudantes através de aulas interativas e de uma abordagem de temas transversais. Apresentamos também estratégias metodológicas que mostram como podemos, através de pequenas mudanças em nosso jeito de ensinar, promover aulas interativas e reflexivas que terão como finalidade a aprendizagem dos estudantes. As indagações e sugestões são igualmente válidas para a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As reflexões partem da experiência de educadores que acreditam que o jeito de ensinar interfere no jeito de aprender.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referencias

BRIGHOUSE, Tim; WOODS, David. Como fazer uma boa escola? Porto Alegre: Artmed, 2010.

CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Cortez, 2012.

INFANTE, Ulisses. Curso de literatura de língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2001.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFCAR, 2002.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

RODA VIVA. Entrevista com Adélia Prado. Disponível em: http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/716/entrevistados/adelia_prado_1994.htm. Acesso em: 09 set. 2013.

Publicado

2013-01-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

GOLDMEYER, Marguit Carmen. Sim, professor: tu sabes! E eu?. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 80–85, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.17. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/14. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

171-180 de 284

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>