Pedagogia hospitalar

a humanização da educação em ambientes de saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.214

Keywords:

Pedagogia hospitalar, Estudante doente, Classe hospitalar, Educação, Saúde

Abstract

O presente artigo de natureza qualitativa tem por objetivo compreender e analisar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e o olhar para a criança/adolescente em tratamento de saúde. A pesquisa baseou-se em instituições das cidades de Ivoti e Novo Hamburgo, sendo pesquisados os locais que oferecem o atendimento pedagógico no âmbito hospitalar e da criança adoecida. Foram realizados contatos com os espaços e entrevistas com três pedagogos diferentes, um que atende alunos em um hospital, outro que faz intervenções em uma rede assistencial e o último, que atende alunos a domicílio. A partir das entrevistas e das pesquisas realizadas sobre a temática da pedagogia hospitalar, chegou-se à conclusão da importância do atendimento pedagógico para crianças com afecções. Analisando as entrevistas, também se percebeu a importância do papel do pedagogo na relação de mediação com o mundo externo e com a família para o aluno hospitalizado ou impossibilitado de frequentar a escola. Notou-se também a presença do lúdico e sua importância no desenvolvimento e na formação dessas crianças como seres humanos completos. A partir desses resultados, compreende-se a pedagogia como uma área de muitas potencialidades a serem exploradas, sendo a hospitalar uma área ainda pouco estudada e conhecida tanto por pedagogos quanto por outros profissionais, que podem ampliar os estudos e conhecimentos sobre a temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Juliana Lima Silva

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti.

  • Ailim Schwambach, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora pelo PPG em Educação em Ciências da UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

References

ADAMS, P. House calls. Cartoons by Jerry Van Amerongen. San Francisco: Robert D. Reed Publishers, 1998.

BARROS, A. Notas sócio-históricas e antropológicas sobre a escolarização em hospitais. In: SCHILKE, A.L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 19-29.

BRASIL. Secretaria Nacional de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Lei n. 11.104, de 21 de março de 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Brasília, DF, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104.htm. Acesso em: 08 nov. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: Estratégias e orientações. Brasília, DF: MEC, 2002.

BRASIL, M. L. S.; SCHWARTZ, E. As atividades lúdicas em unidade de hemodiálise. Acta Scientiarum, Maringá, v. 27, n. 2, p. 103-112, 2005.

CALEGARI, A. M. et al. Pedagogia 35 Anos: História e Memória: Intervenção Pedagógica junto à criança hospitalizada: memória e perspectivas. Curitiba: Instituto Memória, 2009.

CAMARU, T.; GOLDANI, M. Os direitos da criança hospitalizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 24, p. 5-13, abr. 2004.

CAUDURO, M. T. et al. Investigação em educação física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004.

FONSECA, E. S. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, jun. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97021999000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 nov. 2019.

FONTES, R. S. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 29, p. 119-138, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 nov. 2019.

KLERING, L. R.; KRUEL, A. J.; STRANZ, E. Os pequenos municípios do Brasil- uma análise a partir dos índices de gestão. Análise, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 31-44, jan./abr. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/face/article/view/11433/9677. Acesso em: 18 ago. 2018.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MITRE, R. M. A. A promoção do brincar no contexto da hospitalização infantil como ação de saúde. Instituto Fernandes Figueiras – Fiocruz, Rio de Janeiro, 2003.

MOTA, C. H. Carta da criança hospitalizada. Caderno 1, Lisboa, p. 59-63, nov. 2000.

PAULA, E. M. A. T. A pedagogia de projetos nas escolas dos hospitais: estratégia coletiva de construção de conhecimentos. In: SCHILKE, A. L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 57-65.

ROCHA, S. M.; PASSEGGI, M. C. Classe hospitalar: um espaço de vivências educativas para crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Revista @mbiente Educação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 113-121, 2010.

SANTOS, C. B.; SOUZA, M. R. Ambiente hospitalar e o escolar. In: MATOS, E. L. M. (org.). Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

SANTOS, S. D. P. A influência do lúdico no ambiente hospitalar infantil. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos_2012/SILVANA_SANTOS.PDF. Acesso em: 18 jul. 2018.

TINÉE, C. A.; ATAIDE, S. P. A atuação do pedagogo em classes hospitalares. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2010.

VASCONCELOS, S. Classe Hospitalar no mundo: um desafio à infância em sofrimento. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 57, Fortaleza, 2005. Anais... Reunião anual da SBPC. Fortaleza, 2005. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/CONF_SIMP/textos/sandramaiahospi talar.htm. Acesso em: 07 jul. 2018.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001. p. 103-117.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Palliative Care: Cancer control: knowledge into action. Genève: WHO, 2007. (WHO guide for effective programs. Module 05)

ZARDO, S. P. O desenvolvimento organizacional das Classes Hospitalares do RS: uma análise das dimensões econômica, pedagógica, política e cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2007.

Published

2019-12-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

SILVA, Juliana Lima; SCHWAMBACH, Ailim. Pedagogia hospitalar: a humanização da educação em ambientes de saúde. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 7, n. 1, p. 56–74, 2019. DOI: 10.55602/rlic.v7i1.214. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/163. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

111-120 of 260

You may also start an advanced similarity search for this article.