Resgatando o protagonismo da criança como aluno
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.262%20Schlagwörter:
Aluno, Família, Escola, Autonomia, ProtagonismoAbstract
Ao longo do ano de 2022, fomos desafiados no curso "Trilha 4 - Liderança inspiradora: Gerando engajamento e performance em tempos de transformações"! a exercitar nosso olhar de pesquisadores e pesquisadoras no contexto in loco da escola, buscando uma situação-problema no espaço de atuação profissional e, a partir disso, buscar estratégias de trabalho que pudessem ressignificar nossas práticas pedagógicas. Percebeu-se que os estudantes voltaram do período de pandemia com menos responsabilidades. Observou-se que os pais fazem cada vez mais pelos filhos: arrumar mochila, conferir conteúdos, fazer trabalhos escolares, etc. Assusta o grande número de pais que têm dificuldades para compreender, a necessidade de reflexão e modificação dos comportamentos que afetam o aluno/filho.
Downloads
Literaturhinweise
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
ELLIOT, John. La investigación-acción em educación. 3. ed. Madrid: Morata, 1997.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Charline Becker, Deise Graciela Rott, Mônica Zimmermann
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.