O erro na matemática escolar e a decepção

impactos nos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/47hy2324

Palavras-chave:

Matemática, Decepção, Foucault, EJA

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como a decepção causada pelos erros vivenciados em aulas de matemática incide nos estudantes de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As experiências das aulas de matemática surgiram como ponto de partida para o estudo voltado para a forma como o aluno percebe o seu desempenho em sala de aula e como são suas reações frente aos erros cometidos em exercícios e avaliações escolares. Por meio de observações e entrevistas com estudantes de uma escola pública de Porto Alegre, pudemos obter as impressões dos alunos e as análises das enunciações foram feitas a partir das ideias de Michel Foucault, que nos levaram aos resultados apresentados no texto.

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Biografia do Autor

  • Priscila Rodrigues Aguirres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática – PGEMAT, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática PPGEMAT (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências - PPGECi (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

AGUIRRES, Priscila Rodrigues; DUARTE, Claudia Glavam. O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 79–94, 2024. DOI: 10.55602/47hy2324. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/301. Acesso em: 22 dez. 2024.

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